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BI e comunicação assertiva: como vencer desafios com ele?

A palavra comunicação pode significar muitas coisas, mas para quem tem o desafio de gerir uma organização e conduzir processos nela, o termo possui um sentido peculiar: estratégia. A área de gestão e de comunicação organizacional, com inúmeros desafios contemporâneos e desdobramentos, sabe que se comunicar de forma efetiva com seus públicos, saber interpretar indicadores, analisar resultados, colher feedbacks e aplicar melhorias institucionais ou produtivas é vital para manter o propósito da organização em prática.

 BI, ou Business Intelligence, nesse contexto, ganhou destaque mais uma vez. Saiba como pode ajudar sua empresa a ter uma comunicação mais assertiva e a vencer importantes desafios com o uso de Business Intelligence:

BI ajuda uma organização na chamada gestão do conhecimento

O mercado espera hoje dos novos profissionais proatividade diante do enorme conjunto de informações com as quais a tecnologia os coloca em contato. A gestão do conhecimento, nessa conjuntura, é a empresa entender que assim como seus recursos materiais e sua força de trabalho disponível, a inteligência que detém, o conhecimento aplicável, é um ativo que precisa ser gerenciado.

Ele representa valor (monetário ou não) para ela e pode fazer toda a diferença em sua atuação, na gestão da qualidade e no desenvolvimento de diferenciais.

BI ajuda a entender como adaptar a comunicação

Com o avanço da tecnologia, as empresas perceberam, contudo, que hoje o conjunto que define uma estratégia de gestão é muito maior e vai além do que antes se conhecia: hoje pode envolver dados e relatórios que auxiliam os gestores em suas atribuições.

Adaptar a comunicação, ou mesmo começar a implantá-la institucionalmente, caso não exista, é uma das tarefas para as quais BI pode contribuir. Se a organização não tiver ainda um processo de comunicação interna definido, por exemplo, pode começar a planejar e estudar a implementação de processos que permitam a troca de informações tendo em vista entender melhor o funcionamento e desafios de cada área, bem como a qualificação, visando a aumentar a produtividade ou encontrar soluções para problemas.

Processos criativos muitas vezes se originam também dessa cultura. Mais estruturada internamente, a organização tem capacidade de atender melhor às demandas de sua atuação, perpetuando-a por mais tempo.

A partir de insights das áreas, é possível entender onde estão eventuais deficiências, bem como pensar nos melhores canais de comunicação para um app, um canal on-line, o uso de e-mails marketing, um bot, formatos de comunicação mais direcionados a um público específico, investimento em marketing, conteúdo dirigido, revistas, folhetos…enfim, o que funciona melhor para cada situação de comunicação e cada público em relação aos produtos ou projetos.

Analisando por onde chegam as informações e qual canal funciona melhor, a empresa toma maior conhecimento sobre quem quer atingir e como a adaptação se faz necessária.

BI ajuda a ter ações e comunicação mais assertivas

Para a gestão estratégica, um bom planejamento faz toda a diferença e é peça-chave no motor de resultados. Dependendo da ferramenta com a qual ela trabalhe, é provável que consiga não só fornecer suporte à alta gestão, mas também relatórios e KPIs às demais áreas, para que elas, individualmente, mas ao mesmo tempo inseridas num esforço conjunto, consigam nortear melhor suas ações e descobrir em quais pontos intervir para melhor resultado.

Um relatório, por exemplo, pode indicar baixo engajamento em determinado canal que a empresa tenha, denotando que, por exemplo, aquele pode não ser o perfil do “chão de fábrica” ou do cliente, dependendo de qual público ela esteja falando, exigindo que ela passe a conduzir ações mais focadas nos meios que aquele perfil de fato utiliza.

Além disso, é importante destacar que o termo, embora remeta a “negócios” pode ser empregado em diversos tipos de organização, sempre trazendo insights para que melhorias contínuas possam ser feitas no ambiente organizacional, visando ao bom resultado das atividades desempenhadas.

E então, já havia pensado no quanto BI pode ser decisivo para a comunicação assertiva? Precisa de ajuda para compreender como implementar ferramentas adequadas em sua empresa? Fale com a Kyros! Podemos te auxiliar!

Postado por Adrielle Peres em 31 outubro, 2019

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