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Criação de sites: tendências para vencer a concorrência!

Uma preocupação constante das empresas é desenvolver produtos, serviços e interfaces que não só atraiam como também retenham potenciais consumidores.

Tal cuidado é justificável, afinal, cativar o cliente exige esforço e compreensão do que é útil e valioso para ele. Posteriormente, vem o investimento em estratégias certas baseadas nessas premissas.

Mobilidade, convergência digital, novas formas de interagir e buscar auxílio online ditam regras para encantar melhor os clientes daqui para frente.

Em 2017 foi possível observar grandes avanços no que tange a websites.

Para ajudar a entender o que é e o que tem sido tendência para ter sucesso na criação de sites em meio a tantas novidades, listamos algumas projeções que mais demonstram bons resultados para o negócio:

1- Maior assimilação da identidade visual

Diversas empresas vem apostando na criação de sites com cores vibrantes, sempre voltadas para a marca, e o uso de tipografia inventiva.

O conteúdo torna-se visualmente mais atrativo e a organização reforça a identidade da marca, associando-a a algo positivo e enérgico.

Assim seus valores são transferidos para o cliente, ainda que indiretamente, em um trabalho de marca que começa logo no primeiro contato com as páginas do site.

2 – Criação de sites mais dinâmicos

Animações web, imagens em movimento (formato GIF e similares) — uma espécie de mix que confere a apresentações gráficas um status menos “estático” —  na criação de sites também tem sido um recurso positivo.

Vídeos em 360 ° — como são chamadas as produções que permitem que o cliente explore com o mouse ou touch determinado cenário — do mesmo modo ganharam força.

Nesse caso o cliente consegue “se locomover pelas imagens”, podendo fazer um “giro” pelo local fotografado/filmado e ter uma noção espacial do que está sendo retratado. Assim sente-se parte ativa da situação.

Tais vídeos são muito utilizados, por exemplo, em tours, visitas virtuais e demais iniciativas de realidade virtual.

A intenção é transportar o cliente “de imediato” a uma experiência mais próxima com a empresa ou com o produto que ela vende, de modo a imergi-lo na realidade de benefícios e satisfação proporcionadas pela venda de determinada solução ou oferecimento de serviço.

3 – Novidades no design e funcionalidades

Quanto ao design na criação de sites em si verificamos diversos avanços, cada vez mais presente nos websites modernos.

Para engajar mais os clientes, as empresas estão investindo em padronização entre ferramentas de design, ilustrações divertidas e “avatares” que interagem com o usuário do site, além de layouts inovadores.

Tudo sempre com base em User Experience ou UX Design (a experiência que o cliente tem com a interface, incluindo não só layout, mas também navegabilidade). Ou seja, além de bonito e atraente o site tem que ser funcional.

Lentidão e mau desempenho atrapalham o engajamento e por isso é muito importante investir em um desenvolvimento sólido.

Se não forem desenvolvidas por profissionais que saibam unir qualidade à performance, as funcionalidades podem tornar o site sobrecarregado e, em vez de engajar, desestimular os visitantes.

É preciso pensar sempre em agilidade e qualidade na criação de sites.

As microinterações na criação de sites, aliás, que são outra tendência nessa área, também se tornaram diferenciais importantes. Com elas as interações do potencial cliente no site são acompanhadas por efeitos de animação que tornam a navegação mais interessante e descontraída, conduzindo-o de forma mais agradável pelas demais etapas da jornada.

4 – Comunicação “de transposição”

Tendências fortes, a incorporação de Inteligência Artificial (AI) aos sites, por meio de interfaces de conversação, como os chatbots, e interfaces de voz têm contribuído para que as empresas “se comuniquem” com mais eficiência e elegância com os clientes, antes mesmo do contato direto acontecer.

Isto o leva a etapas mais profundas de interação e aquisição.

Baseadas em UX Design também e agregando à interface do usuário (UI) as empresas estão descobrindo formas cada vez mais eficientes de “responder” pronta e certeiramente às demandas dos visitantes.

Provou-se que em determinados contextos, inclusive, essa comunicação de transição pode elevar a receita da empresa, além de engajar o cliente.

5 – Simplicidade e Minimalismo

Sem complexidade e melhor experiência do usuário, o Flat Design, também conhecido como Design Plano, concentra em submeter em objetos em forma minimalista plana, podendo acrescentar cores que dê contraste e tipografia simples.

A simplicidade do design plano é o que torna eficaz, discreta e sutil. Quanto mais simples é a imagem que transmite uma mensagem – mais fácil é entender a mensagem.

6 – Mobilidade em foco

Finalmente, reforçamos a atenção à uma tendência que já é do senso comum: Cada vez mais, as pessoas veem sites a partir de seus smartphones ou tablets. Criar layouts responsivos é indispensável para que o conteúdo não distorça e se adapte adequadamente a diferentes dispositivos. Então, adaptar seu site para responder bem a quaisquer origens de acesso é vital para que ele engaje e conquiste a preferência dos clientes. Isto vale ainda mais se você vende algo diretamente pelo site (veja por que pensar em mobile na experiência de compra do cliente).

Recentemente, por exemplo, um estudo da Ingenico ePayments ​​​​​ evidenciou que 93% dos entrevistados concordaram que esse fator impacta tanto a lucratividade quanto a satisfação dos consumidores, mas que somente 40% se consideram adequados ao modelo mobile first, que prioriza justamente os dispositivos móveis na arquitetura dos sites.

Além disso, 25% deles consideram os chatbots – mais uma vez – parte da estratégia para se aproximar mais dos clientes em seus sites (o que nos faz pensar no quanto a ideia de “SAC 2.0” está se tornando realmente reforçada).

E então, sua empresa precisa de um site antenado com as principais tendências ou está na hora de refazer o seu site?

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Postado por Kyros Tecnologia em 10 janeiro, 2018

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