https://jdih.sumbawakab.go.id/ https://perpus.pn-wates.go.id/ https://si-asik.tubaba.go.id/assets/kygacor/ https://kpta.teknik.unpas.ac.id/info/ https://piramida.cimahikota.go.id/storage/banner/
7309
Por que automatizar processos? Veja dicas!

Incluir automação no dia a dia das empresas, no contexto atual, significa basicamente programar algumas ações que podem ser realizadas automaticamente por meio de programas ou softwares especializados que auxiliem na execução de tarefas que geralmente são repetitivas, otimizando tempo e ajudando na eficiência dos processos.

Isso pode otimizar bastante a rotina administrativa e de áreas como gestão e marketing das companhias, por exemplo, aperfeiçoando, ainda, a forma como o atendimento aos clientes é feito. Contudo, mesmo sabendo quais são algumas das tarefas que podem ser automatizadas, é possível que sua empresa ainda não tenha decidido se esse é o momento certo ou não para investir na ideia.

Diversas podem ser as aplicações da automação no ambiente gerencial e, por isso, hoje trazemos alguns pontos de reflexão que podem ser essenciais para sua tomada de decisão. Veja por que automatizar e quais são as vantagens que isso pode conferir à empresa:

Por que automatizar?

Automatizar processos na empresa pode auxiliar em diversos sentidos, como:

Melhor alocação da força de trabalho

Automatizando processos, é possível “desafogar” equipes e reorganizar a força de trabalho com base no que realmente pode ser proveitoso para cada time e de acordo com a alocação mais “inteligente” dos talentos para maior rendimento das áreas.

Isso, além de ajudar no cumprimento de prazos, pode garantir maior desempenho e vantagem competitiva, pois fará melhor aproveitamento do capital intelectual da companhia.

Redução de custos e erros.

Ao automatizar processos, é possível reduzir custos operacionais e também possíveis outros advindos de trabalhos que eventualmente precisem ser refeitos, reduzindo o índice de falhas, melhorando a comunicação entre equipes e, com isso, elevando a eficiência e a reputação da marca, sem que erros que sejam normais devido a esquecimentos, por exemplo, ou falhas humanas, sobre a credibilidade.

Ganhos gerenciais e melhor utilização de recursos

Além disso, é possível evitar desperdícios e, com isso, baixar também os custos. Além de otimizar recursos, é o caso, de uma agenda ou de processos de matrícula em instituições de ensino que façam uso de uma tecnologia de automação ou sistema, por exemplo.

A redução de gasto com folhas de papéis, economizadas por meio da automação de procedimentos como esse poderiam diminuir o impacto de resíduos e o gasto com reposição de itens de escritório, liberando orçamento para investir em outras áreas.

Tal situação, apenas para exemplificar, pode refletir na elevação do compromisso ambiental, proporcionando práticas que sejam mais responsáveis do ponto de vista ecológico, tanto de consumo como descarte de materiais que se tornam, com o tempo, desnecessários e desatualizados.

Insights de negócio

Com a força de trabalho melhor alocada, é possível que a empresa tenha maior tempo para o que é estratégico, podendo estar ainda atenta a insights mais profundos para inovar mais.

Tendo, ainda, mais tempo para focar nessa parte é possível colocar as novas ideias em prática, pensando também em como eventuais processos de automação poderiam auxiliar na execução delas, o que pode tornar mais rápida a colocação de uma ideia no mercado.

Com a melhoria da gestão da informação é possível ter análises mais claras de cenário e novas ideias que sejam valiosas para a atuação da empresa.

Melhor atendimento e fidelização de clientes

Investindo em automação de processos, é possível também melhorar o atendimento ao cliente em muitos pontos. Pense em processos de automação comercial, que podem agilizar o modo como o cliente é recebido ou respondido quando apresenta uma demanda em contato com a empresa, com etapas pré-definidas para facilitar e enriquecer a experiência dele.

Esse é um fator que impacta na satisfação e fidelização de clientes, tornando o negócio em si mais sustentável do ponto de vista do mercado.

E então, acredita que chegou a hora de considerar a automação em algumas áreas de sua empresa? Fale com a Kyros! Podemos te ajudar a entender qual a melhor solução para o caso dela!

Postado por Kyros Tecnologia em 25 setembro, 2019

[wpusb]

Leia Também

Comentários

[fb_plugin comments]