10 motivos pelos quais vale a pena escalar seus negócios utilizando técnicas de Business Intelligence (BI) para a otimização dos processos.

287

10 motivos para escalar seus negócios com BI

O conceito de Business Intelligence tem ganhado força nas organizações, como uma forma de trabalhar adequadamente a análise e o uso de dados, transformando-os em oportunidade para desenvolver diferenciais competitivos e obter melhor performance no mercado.

Neste processo, que gera inteligência para os negócios, as empresas se utilizam de informações provenientes de sistemas de informação que auxiliam na coleta, classificação e visualização dos dados de forma estratégica, apontando as áreas nas quais é possível investir para melhorias e exploração de capacidades.

Uma pesquisa deste ano mostrou que mais da metade das empresas analisadas pretendiam investir em Business Intelligence, acreditando no potencial desta prática em levantar insights valiosos para os negócios e para a competitividade. De acordo com um estudo do Gartner, este é um mercado que, junto ao de Analytics, tende a atingir a marca mundial de U$ 16,9 bilhõesaté dezembro.

No entanto, a falta de investimentos certos relativos a este conceito no Brasil, por exemplo, ainda é preocupante. Isto porque é justamente a atitude de apostar em ferramentas ideais que permitirá à empresa obter crescimento de forma sustentável. Deste modo, percebe-se que, desde que a tecnologia invadiu nosso mundo e passou a fazer parte inseparável do ambiente corporativo, já não se pode ignorar a necessidade de investir em bons métodos.

Com esta mentalidade e com a experiência adquirida ao longos dos anos, nós preparamos um post especial para mostrar a você 10 motivos pelos quais vale a pena escalar seus negócios utilizando técnicas de Business Intelligence! Está curioso para saber a diferença que o BI por fazer no dia a dia de sua empresa e nos resultados que ela alcança? Confira já estas dicas:

#1 Análise rápida de dados

Se você está se perguntando por onde começam os benefícios da implantação de sistemas integrados e softwares inteligentes para os negócios, eis aqui o primeiro ponto a analisar. Mesmo com um investimento mais moderado, é possível otimizar recursos e implantar ferramentas customizadas, que desde o início possam ajudar a organizar melhor os dados e consultá-los de forma mais rápida, podendo gerar relatórios e análises assertivas.

#2 Maior confiabilidade

Outro motivo para escalar seus negócios com BI é ter informações mais confiáveis para nortear as ações da empresa. Com a ajuda de sistemas automatizados, fica mais fácil ter em mãos os dados corretos na hora certa, aumentando a confiabilidade das operações. Por meio de soluções como Cognos BI/Planning (da IBM), é possível, por exemplo, ter acesso a um tipo de software que auxilia no orçamento, previsão e análise, de modo que a organização consiga criar e comparar cenários de negócios com maior certeza dos dados.

#3 Tomada de decisões mais certeira

A análise de dados ágeis e confiáveis permite, por sua vez, a tomada de decisões mais rápidas e certeiras. Vamos imaginar o seguinte: com um software que ajude no planejamento e na obtenção de dados mais rápidos e fáceis, a empresa consegue fazer um delineamento de atividades baseado em previsões contínuas, o que reduz significativamente as chances de falhar ou de determinada medida não trazer resultados.

#4 Disponibilidade de dados para ajuste de estratégias

Informações em tempo hábil ajudam a acompanhar a velocidade dos negócios, permitindo ajustes, inovação e evolução rápida, e garantindo menor tempo de resposta às tendências do mercado e às expectativas do consumidor.

Dada a ideia de que um planejamento estratégico nunca é estático, permanecendo dinâmico e passível de alterações para melhor atingir os objetivos, é importante que os gestores e equipes tenham sempre em mãos informações disponíveis e atualizadas, o que um bom plano de BI irá garantir para a empresa.

#5 Maior integração entre desenvolvimento, atendimento e gestão

Ferramentas de BI ajudam na análise de dados completos e complexos, inclusive de indivíduos. Isso permite que a empresa integre melhor suas áreas, de modo que as respostas e demandas naveguem mais rápido entre os setores e os resultados finais saiam mais alinhados. Neste ponto, uma ferramenta ETL Datastage (dentre outras de BI que também são úteis no processo completo) pode ajudar, por exemplo, a coletar, integrar e transformar dados de ampla origem em informações confiáveis e de prontidão para que as áreas de planejamento, produção e atendimento possam trabalhar mais sincronizadas e recicladas. Esta capacidade de processar grande volume de dados e fornecê-los ou compilá-los em tempo real, inclusive, dota a empresa de um enorme potencial para sair na frente em corridas de mercado.

#6 Otimização de processos

Otimizar o local de trabalho com BI ajuda, ainda, na redução de tempo em projetos e entrega de serviços, diminuindo prazos e retrabalho, e produzindo mais de acordo com as necessidades e expectativas do mercado.

Isto significa entregar soluções mais rápidas e customizadas, aumentando, assim, a satisfação e qualidade.

Um exemplo prático de como ferramentas de inteligência podem otimizar o espaço de trabalho em um ambiente produtivo é a separação do processo em esteiras e fracionando estas, com indicadores (KPIs) em cada fração, a empresa consegue elaborar ações estratégicas possibilitando rapidez no atendimento, consequentemente redução de custos e time to market.

#7 Diminuição de erros, problemas e maior excelência

Na medida em que ferramentas de BI entram no planejamento estratégico da empresa e na tomada de decisões dos gestores, a possibilidade de ocorrer erro diminui.

Isto porque, outra vez, um software de características como o modelo Cognos Planning – para exemplificar – pode ajudar a trabalhar com números confiáveis, afastando eventuais erros de planilhas, que podem comprometer todas as análises.

A segurança de trabalhar com sistemas de alta qualidade, portanto, influenciará diretamente nas soluções que advenham de verificações dos dados, podendo otimizar os investimentos da empresa e evitar retrabalhos ou ajustes que as faça perder tempo, dinheiro ou até mesmo credibilidade no mercado.

#8 Mais transparência com indicadores

Outro item importante ao se trabalhar com ferramentas e recursos KPIs em BI é a possibilidade de utilizar dashboards – em forma de painéis com indicadores no espaço físico da empresa – para acompanhar em tempo real os processos operacionais e ter maior transparência em relação aos trabalhos executados, às etapas que faltam e à excelência no andamento de projetos.

Este painel, além de trazer segurança em relação ao serviço executado e permitir posicionar tanto clientes internos quanto externos com maior precisão, ajuda os gestores e a identificarem a tempo potenciais ameaças à qualidade dos serviços em determinada operação ou problemas que requeiram ajustes rápidos, de modo que a correção de falhas seja aplicada com maior agilidade e a eficiência seja sempre mantida.

#9 Simplificação de processos

Além de ter informações detalhadas, a empresa precisa de softwares verdadeiramente capazes de cruzar dados com eficiência, fazendo uma análise inteligente que não deixe passar nenhuma informação importante ou que traga interpretações divergentes.

Fora isto, outras ferramentas como Report Services e Oracle Reports Discoverer, podem ajudar na geração e formatação de relatórios, por exemplo, que simplifiquem as análises e tragam uma visão mais clara e otimizada de todos os processos, de modo que agir se torne a próxima etapa.

#10 Valor agregado

Por fim, uma das maiores vantagens de escalar seus negócios com BI é, definitivamente, agregar elevada capacidade de geração de insights e análises confiáveis para criar diferenciais aos processos, fazendo com que a empresa tenha melhor competitividade no mercado.

E então, como você escala seus negócios com BI hoje em dia? A Kyros trabalha com as principais ferramentas de BI: QlikView, Cognos TM1, Tableau, PowerCenter, Pentaho, SSIS, DataManager, Data Stage!

Fale conosco e descubra como fazer ainda mais!

Postado por Kyros Tecnologia em 29 setembro, 2016


Comentários

[e-Book] Guia completo para investir em BI

POSTS RELACIONADOS