8075
Automação de negócios: o que é e quais as vantagens

O papel da tecnologia dentro das empresas mudou muito com o passar dos anos. Nesse cenário, com a importância crescente do departamento de TI nas organizações, a automação vem conquistando seu espaço e trazendo uma série de benefícios para companhias de todos os tamanhos e segmentos.

Quando se pensa em processo no negócio, contar com ferramentas digitais e tecnologia para diminuir a interferência humana e garantir mais assertividade e eficiência é o objetivo da maioria das empresas.

Automação e negócio são termos que caminham juntos diante da transformação digital que as organizações estão passando. E muitos benefícios aparecem nesse cenário, como ganho de produtividade e redução de custos.

Alguns exemplos de automação são:

Automation Anywhere (RPA): A sigla RPA significa Robotic Process Automation, ou, em português, Automação Robótica de Processos. Trata-se de uma tecnologia de automação que implementa bot para realizar processos de negócios.

Alteryx (APA): Já o Analytic Process Automation (APA) trabalha com uma plataforma unificada que oferece capacidades de automação para todas as funções analíticas, unindo áreas como inteligência artificial e ciência de dados.

UiPath: A UiPath também trabalha com o desenvolvimento de bot para automatizar processos e oferecer uma melhor experiência para colaboradores e clientes.

Descubra nesse post o que é automação de negócios e seus benefícios para conquistar vantagem competitiva nos dias de hoje e diferenciar-se da concorrência.

O que é automação de negócios?

A automação de negócios, ou automação empresarial, pode ser definida como automatizar processos em uma companhia. Isso significa substituir atividades que até então eram feitas manualmente por formas automáticas de realizá-las, a partir de recursos de computação e tecnologia.

É possível realizar a automação de diferentes atividades e tarefas, desde as mais simples até as mais complexas. Hoje em dia, existem diversos sistemas de gestão, plataformas digitais, gerenciadores e softwares que simplificam o dia a dia e tornam esse processo de automação viável no negócio.

Com o grande objetivo de aumentar a eficiência dos processos por meio do uso da tecnologia, a automação acelera e simplifica tarefas, além de reduzir as chances de erros humanos e diminuir o desgaste dos colaboradores dos departamentos envolvidos no processo.

Como é feita a automação em uma empresa?

Na hora de implementar a automação em um negócio, é importante seguir 6 passos:

  1. Identificação do processo: quais processos necessitam ser automatizados?
  2. Mapeamento do processo: realize um levantamento das etapas dos processos e pessoas envolvidas.
  3. Redesenho: desenhe um novo mapa para os processos, a partir das necessidades e oportunidades levantadas anteriormente.
  4. Implantação: coloque em prática o novo processo com todas as melhorias.
  5. Otimização: análise novos pontos de melhoria e aspectos que não funcionaram para corrigir e otimizar a operação.
  6. Automatização: com o processo funcionando conforme esperado, é o momento de automatizar toda a empresa.

Custo X benefício de implementar automação no seu negócio

Confira abaixo as principais vantagens da automação para a sua empresa.

Redução de custos

Todas as empresas procuram formas de reduzir seus custos e aumentar a sua rentabilidade. Nesse cenário, adotar um software de automação é uma das maneiras mais inteligentes de alcançar esse objetivo.

Ao oferecer um melhor serviço ao cliente final e facilitar o dia a dia das equipes internas por meio da tecnologia, os custos de operação e processo são, consequentemente, reduzidos.

Muitas atividades que demandam um elevado volume de pessoas ou muito tempo para serem executadas podem ser automatizadas e simplificadas.

Isso reduz as chances de erro humano e libera os profissionais envolvidos para focar em ações mais estratégicas que impactam a rentabilidade do negócio.

Aumento da produtividade

O ganho de produtividade nos setores que adotam a automação é significativo e impacta, inclusive, nos resultados a curto e longo prazo da empresa.

Os colaboradores passam a gastar menos tempo com atividades manuais e rotineiras, e conseguem direcionar seus conhecimentos para contribuírem de forma mais assertiva como um todo. Essa produtividade gera também mais motivação e engajamento.

Ações que tomavam tempo para serem executadas, graças à automação, são entregues em poucos minutos. Desde o relacionamento com o cliente até o acesso a relatórios e balanços são facilitados pelo uso da tecnologia.

Disponibilidade

As empresas dependem cada vez mais de máquinas e computadores. Um dos grandes benefícios da automação é utilizar a tecnologia, como a computação em nuvem e os recursos remotos, para trazer mais segurança aos processos.

Assim, é possível garantir que eles estarão sempre disponíveis e fáceis de recuperar, independentemente de fatores externos.

Confiabilidade

Ao automatizar processos, garante-se que os trabalhos não serão esquecidos ou executados fora de ordem, por exemplo. Isso traz mais confiança para a operação da empresa e todos os envolvidos.

Desempenho

O desempenho dos setores também ganha muito com a automação e o uso da tecnologia. Ao eliminar as chances de falhas humanas e agregar mais assertividade aos processos, a operação funciona de forma retilínea.

A automação permite usufruir do mesmo desempenho dia após dia, além de trazer melhorias e novos recursos que otimizam o que já é feito em busca de maiores rendimentos.

As empresas que implementam sistemas automatizados costumam ver resultados positivos dos seus esforços e uma redução de gastos em diferentes áreas do negócio.

No entanto, a economia de custos não é o principal motivo para automatizar suas operações.

O foco deve ser a melhoria do serviço aos usuários finais e também maior produtividade para os colaboradores.

À medida que a qualidade dos serviços prestados melhoram com softwares de automação, os custos associados a ele também são positivamente impactados.

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de implementar a automação nos seus negócios, é fundamental contar com uma empresa com conhecimentos de automação em diferentes abordagens para ajudá-lo nesse processo. Descubra por que a Kyros Consultoria é a melhor opção.

Postado por Kyros Tecnologia em 9 outubro, 2020


Comentários