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Como Analytics pode ajudar a tomar decisões em empresas?

De acordo com um estudo chamado Global State of Enterprise Analytics 2019, no Brasil 60% das empresas já usam Data & Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias ao negócio. Em geral, muitas vezes confunde-se o termo Analytics com BI ou mesmo com o nome do serviço da Google, utilizando-os como sinônimos. Porém existem diferenças entre eles.

Analytics, como análise, descoberta e interpretação de dados na empresa, pode englobar ferramentas diversas e estratégias muito maiores, contribuindo para que o processo de tomada de decisões nas empresas seja cada vez mais amplo e assertivo.

BI, assim, pode estar dentro de Analytics, dependendo da ferramenta que se escolha para orientar o trabalho de coleta e análise de dados. Em suma, Business Analytics é um passo em que   consegue utilizar a interpretação de dados para instituir modelos preditivos, de modo que a empresa seja capaz de agir antecipadamente.

Para você entender melhor, veja a seguir como Analytics em geral pode ajudar sua empresa:

Entender o cenário de sua empresa e “planejar o amanhã’

Ao utilizar Analytics, você estará, na verdade, usando a informação que sua empresa tem à disposição para entender cenários.

Esse olhar pode voltar-se tanto para fora, na compreensão do mercado, dos concorrentes e das oportunidades, bem como ameaças, como também para dentro da empresa, permitindo que ela conheça suas falhas, fragilidades e, por conseguinte, seus pontos de vulnerabilidade, a fim de estudar o que pode ser feito para diminuir os riscos e potencializar os resultados.

A análise da economia, do momento de negócios também auxilia na tomada de decisões com base na melhor época para investir ou mesmo poupar recursos.

Adaptar suas estratégias e investimentos

Com o início de um novo ano, há que se pensar na ocasião de planejamento, de iniciar um novo plano de ações para o negócio no decorrer dos meses que virão, bem como analisar os resultados do ano e verificar em quais áreas a empresa pode ser mais assertiva. Assim, é possível estabelecer metas e, por meio de métricas, analisar potencial de foco de estratégias e investimentos.

Desse modo, em vez de analisar o que já está em andamento, algo possível com BI também, a empresa passa a ter a capacidade de conhecer cenários de antemão e “prever” ou estabelecer probabilidades com base em estatísticas, podendo atuar não só no cenário atual, mas se planejar melhor de acordo com o padrão esperado para determinado comportamento no mercado daqui a alguns meses ou anos.

Explorar e descobrir novos mercados

Essencial para a manutenção e sustentação de uma empresa, cuidar da participação de mercado é um fator que requer muita habilidade e sondagem, bem como o fato de explorar novos mercados e descobrir perspectivas pode fazer parte da chamada atualização.

Conforme uma empresa cresce e o mercado naturalmente se altera, pois é dinâmico, é importante ir entendendo as demandas, o posicionamento da empresa e as possibilidades de explorar e desvendar novos mercados e novas oportunidades de crescimento.

Tendo em vista que determinados produtos levam tempo para serem desenvolvidos ou também que novas áreas demoram para ser implementadas e amadurecidas, ou programas de capacitação de equipes também levem tempo para serem concluídos, estruturar e capacitar a empresa para atender a novas demandas pode ser algo que deve começar de antemão para que no futuro a empresa esteja apta a competir no mercado ou mesmo sair na frente.

E então, você já utiliza Analytics em sua empresa para auxiliar em sua estratégia de negócios? Quer saber quais são as principais ferramentas para investir ou dicas aplicadas aos seus desafios?Fale com a Kyros e solicite uma consultoria! Temos experiência e tecnologia e estamos prontos para te atender!

Postado por Kyros Tecnologia em 4 dezembro, 2019


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