7794
Como escolher o melhor serviço de nuvem para seu negócio?

Hoje em dia, de um modo geral, já tem sido um tanto quanto difícil encontrar uma empresa que ainda não trabalhe com a nuvem de alguma forma.

Mesmo aquelas que ainda não apostaram em um serviço mais robusto, mais personalizado e pago, como no caso das nuvens privadas, por certo costumam utilizar uma série de ferramentas ou serviços de armazenamento e e-mail já baseados em algum tipo de tecnologia desse tipo, que acaba permitindo redução de custos iniciais para o negócio e maior poder de compartilhamento de informações e otimização de fluxo de trabalho entre as equipes.

No entanto, sempre chega aquele momento em que sua empresa sente que precisa crescer e investir nesse crescimento, quando então ela precisa parar para pensar se as soluções que já usa estão dando conta de atender a toda a demanda existente.

Por isso, se você está vivendo esse momento de definir qual o melhor serviço de nuvem, veja quais são os principais fatores que você deve levar em consideração para saber como agir:

Veja se a nuvem atual atende sua demanda e projete seu crescimento

O primeiro passo para escolher o melhor serviço de nuvem para o seu negócio é entender o momento que ele vive e se as soluções utilizadas já não comportam as necessidades.

Isso porque não se trata exatamente de haver a “a melhor nuvem” ou não, mas sim soluções de nuvem mais indicadas e adaptadas a cada demanda que as empresas têm, em diferentes momentos, ainda, que os negócios se encontram.

Projetar o crescimento e entender suas possibilidades de investimento e o quanto x solução estará te atendendo ou não em um futuro próximo também ajuda a nortear a escolha do melhor serviço que será capaz de dar cobertura a isso de acordo com as projeções de expansão que a empresa tenha.

Pondere as vantagens de investir em um ambiente ou servidor dedicado

Outro ponto importante quando falamos de nuvem é ponderar as vantagens dos fornecedores e parceiros existentes no mercado.

A IBM, por exemplo, oferece boas soluções em nuvem com possibilidades de investimento do cliente que seja por demanda, a preços mensais ou por hora e totalmente escalável e seguro, oferecendo também em seus servidores dedicados IBM Cloud soluções adaptadas a empresas, escalonáveis em tempo real, que permite otimizar e personalizar todo o processo necessário.

Sem um servidor dedicado ou em uma nuvem pública, por exemplo, as empresas terão restrições de configurações, sem poder personalizar tanto o ambiente, o que pode dificultar ou passar a não ser tão vantajoso o processo para ela conforme cresce e desenvolve mais suas áreas e diferenciais.

Já soluções AWS, Amazon Web Services, também oferecem várias possibilidades e benefícios a empresas que queiram tanto vivenciar uma experiência nova quanto preservar opções para gerar soluções novas que atendam a demandas que elas já tenham, inclusive oferecendo facilidades para migração de ambientes, como você verá a seguir.

Faça um teste e se necessário migre apenas parte de sua nuvem

Se for o caso, pense que sua empresa não precisa mudar totalmente os serviços, ambientes e gerenciamento de banco de dados para a nuvem de uma vez. Cada empresa tem seu tempo, e é importante compreender isso para dar passos mais acertados.

Avaliar, portanto, seu volume de trabalho, a intensidade dessa carga e sua experiência com nuvem e ver se sua empresa está preparada ou não para migrar totalmente, ou se ainda é recomendado ou vantajoso utilizar uma nuvem híbrida ao mesmo por um tempo até que ela se adapte, pode ser também um ponto importante.

Conte com a ajuda de especialistas

Por último e cabe bem lembrar: você não precisa entender absolutamente tudo de nuvem. Você precisa entender bem do seu negócio. O restante pode ser resolvido com a ajuda de especialistas que poderão te ajudar a compreender as características de cada serviço e qual deles melhor se adapta à demanda que você tem e também à sua possibilidade de investimento e expectativas.


Escolher isso sozinho pode dificultar o planejamento adequado dos recursos ou mesmo frustrar os resultados que você espera alcançar, caso escolha um serviço que mesmo sendo bom ou recomendado por outras empresas não é o mais viável ou ajustado para sua empresa naquele momento.

Solicite apoio profissional de uma equipe especializada que poderá não só avaliar o tamanho das suas áreas e orientar quanto às soluções mais seriam recomendadas, mas também auxiliá-lo no processo de implantação.

E então, ficou um pouco mais claro o que sua empresa precisa entender e quais passos seguir para escolher o melhor serviço de nuvem para ela? Precisa de uma consultoria especializada que ajude a compreender e traçar o cenário do negócio para provê-lo das melhores soluções de TI? Fale com a Kyros nossos especialistas podem ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 20 fevereiro, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS