4630

Como saber se sua empresa precisa de uma solução de BI?

Os negócios, de uma forma geral, precisam de constante inovação e desenvolvimento de diferenciais para manter acima da competitividade e aumentar o sucesso de suas estratégias.

O chamado processo de BI no meio de negócio passa por etapas como rastreio, processamento, armazenamento e análise dos dados, transformando-os em ideias aplicáveis a diferentes cenários do negócio, de acordo com o momento que ele vive.

Veja a seguir algumas das vantagens e pontos que podem ajudar na tomada de decisão:

Como está a situação do mercado para ele atualmente?

O Gartner aponta que os investimentos em BI tendem a continuar crescendo nas empresas, com estimativas de atingir US$ 22,8 bilhões neste ano (2018).

Entrada maior do BI no marketing: ponto de atenção

O BI auxilia de forma automatizada, prática e confiável — já que sua capacidade de analisar, quantificar e qualificar esses dados com precisão é muito maior por meio de programas especificamente desenvolvidos e dotados de mecanismos para isso do que controles manuais, os quais não conseguem acompanhar a velocidade e as nuances desse processo na era digital.

No entanto, a área de marketing tem ganhado cada vez mais atenção e isso é um indicador importante, pois influência diretamente nas vendas e no impacto de mercado: no market share que a empresa vai ter.

Mas minha empresa precisa de uma solução de BI, afinal?

Aqui, por fim, chegamos a uma reflexão muito importante e para fechá-la você precisará basicamente pensar nas seguintes coisas:

1- Sua empresa está passando por crescimento de dados

Novos leads podem estar chegando até sua empresa, ela pode ter expandido sua operação, seu rol de produtos, seus apps, seus canais de interação, ou o que seja, e, com isso, novas informações começam a chegar, de diferentes fontes.

Pensar se sua empresa não tem algum diferencial nesse sentido ou se essa é uma área ainda deficiente, leva ao questionamento de quantas oportunidades ela pode estar perdendo ou quanto desperdício, por exemplo, pode advir de processos ainda mal conhecidos ou desbravados.

Uma solução de BI pode apontar o que mais está dando certo no processo e potencializar as ações.

2-Seu negócio está abrindo os olhos para o self-service de dados

Self-service de BI e governança significam ter liberdade, flexibilidade na criação de relatórios, de métricas de desempenho (KPIs), com DevOps entrando no contexto da velocidade de verificação de tudo o que é desenvolvido, com maior integração, permitindo à empresa configurar a tecnologia de acordo com suas necessidades.

Outros tipos de softwares podem até ser disponibilizados no mercado com determinadas funcionalidades prontas e oferecerem alguns benefícios na gestão, mas não sendo ferramentas de BI dificilmente oferecerão elasticidade para ajustar-se a cenários específicos e gerar inteligência de fato.

Por isso o chamado self-service, aliás, é bastante promissor quando falamos em uma solução de BI. Apontamentos recentes do Gartner, por exemplo, dão conta de que usuários de BI self-service, inclusive, produzirão mais análises do que cientistas de dados em 2019 e uma pesquisa com mais de 3 mil CIOs mostrou que ele é visto como tecnologia diferenciadora.

3-Maior tecnologia vem sendo agregada

A era digital, por fim, exige tecnologia e a isso as empresas estão se atentando cada vez mais. Em tal conjuntura, é incabível que uma solução de BI fique de fora, pois ela é que dará suporte a todas as outras.

Segundo dados de pesquisa do Institute for Business Value, da IBM, empresas que agregam tecnologia a suas decisões e ações de marketing tendem a apresentar melhores resultados comerciais, com receita até 40% superior

O lucro bruto dessas companhias, aliás, cresce a uma taxa duas vezes maior.

Se sua empresa, portanto, tem enxergado maior necessidade de agregar tecnologia e tem buscado formas de suprir seus setores com recursos que ajudem na classificação de medidas pode ser a hora de investir em BI.

E então, conseguiu identificar com maior facilidade se sua empresa está precisando de uma solução de BI?

Baixe nosso e-book gratuito e tenha em mãos um guia completo e entenda os principais fatores para investir com segurança.

Postado por Kyros Tecnologia em 21 março, 2018


Comentários

POSTS RELACIONADOS