CRM e BI podem ser ferramentas muito úteis para que sua organização alinhe ações, produtividade e comunicação para geração de maiores resultados! Veja como!

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CRM e BI: como alavancar resultados com eles!

Dentro de um negócio diversas áreas são estratégicas e convergem contribuindo para a geração de resultados na empresa. Com cada vez mais frequência, no entanto, as organizações têm percebido que soluções de inteligência a partir de softwares que ajudem na análise e sistematização de informações para melhor atender os clientes, compreender o cenário da companhia e desenvolver diferenciais, auxiliam imensamente na gestão desse importante desafio que é a elevação da qualidade e da competitividade no setor em que atuam.

Os chamados CRMs (correspondentes ao conceito de “Customer Relationship Management — que representa um conjunto de práticas e sistemas que auxiliam na gestão de relacionamento com o público consumidor de interesse, tanto no que se refere aos potenciais compradores quanto aos já fidelizados) têm ganhado cada vez mais força no quesito reforçar a experiência positiva do cliente.

Mas e você, já sabe como CRM e BI se complementam e de que modo podem, em conjunto, ajudar sua empresa a aprimorar as frentes de negócio e otimizar o fluxo de comunicação?

Veja alguns pontos a seguir:

CRM e BI ajudam a conhecer melhor o público-alvo e a se adequar 

De acordo com dados noticiados com base em uma pesquisa da Forrester Research, por exemplo, o setor de CRM e de outras ferramentas ligadas à inteligência tal sentido deve ter crescimento de 28% neste ano (2018).

A adoção de uma ferramenta de CRM, assim como o investimento adequado em recursos de Business Intelligence (veja mais aqui), ajuda na compreensão das características do cliente ou potencial cliente, na análise do histórico de interação com a empresa, das principais dores desse público e suas preferências ou padrões e, consequentemente, na personalização de campanhas de comunicação, marketing, relacionamento ou mesmo na gestão de possíveis conflitos, auxiliando a empresa na aproximação de sua oferta de serviços e atendimento à expectativa desse público-alvo.

Isso porque, tendo acesso a soluções de BI customizadas de acordo com as necessidades e pré-requisitos de cada tipo de empresa, e vindas de um fornecedor de confiança e com experiência, é possível conhecer bem o contexto em que ela se insere para ajustar o planejamento estratégico.

As duas ferramentas, juntas, ajudam a empresa a definir o posicionamento

Conhecimento do mercado em que atua, dos indicadores de desempenho, relatórios de produtividade e insights oriundos de diversas fontes (oferecidos pelo BI), assim como priorização da experiência do cliente (por meio do que se pode reunir e conhecer com o CRM) são importantes quer seja para descobrir quando há oportunidade de desenvolver um produto novo, quanto para saber como lançar, anunciar ou acompanhar o relacionamento que se segue com os clientes nesse sentido.

Ou seja, ambos dão retornos de forma estruturada (coletam e apresentam dados) e fornecem meios importantes para que a empresa consiga entender os caminhos em que deve investir, bem como, para que possa ajustar os budgets e as ações que está promovendo, aproveitando os dados para maior inteligência e descobrindo o quão longe ou perto estava do sucesso em sua estratégia.

CRM e BI norteiam ações mais certeiras

Cruzando informações nessas duas áreas é possível compreender pontos importantes da companhia tanto no que se refere à esfera de negócio, desempenho de equipes, indicadores de performance, gerenciamento de seu ambiente interno, utilização de recursos (identificando possíveis gargalos), quanto na esfera de mercado: feedbacks importantes e dados valiosos sobre a demandas dos consumidores, avaliação dos produtos e vendas (entre outros). Ou seja, auxilia tanto em maiores possibilidades no ambiente micro quanto no ambiente macro.

O uso de CRM e BI ajudam a identificar e a trabalhar, de forma “integrada”, tanto aspectos relacionados à gestão, produção e atuação, propriamente ditas, quanto comportamento e perspectivas dos consumidores.

É possível obter tanto autoconhecimento quanto conhecimento sobre o mercado cliente, sendo que a empresa consegue melhor visualizar sua situação em um sistema global, ajudando-a a articular melhor as estratégias em torno de a fim de equilibrar um cenário favorável a suas atividades e sobrevivência.

Assim, a junção pode colaborar para que a organização possa entender melhor seus pontos fortes e fracos e consiga trabalhá-los da melhor forma possível e também desenvolver ações que representem melhor seus ideais. É o caso do investimento em uma campanha de marketing, na área comercial, ou na aquisição de novas tecnologias para produção, amplificação de novos canais de interação e assim por diante.

Inclusive, essa integração pode ser muito importante em momentos de crise, nos quais se torna necessário ajustar e gerir corretamente tudo de que se dispõe para driblar o momento de instabilidade e fazer uso racional dos recursos (leia mais sobre como o BI pode ser útil nisso) e também investir ainda mais na aquisição e retenção de novos e antigos clientes (cada vez inseridos no tipo omnichannel ou “multicanal”, tornando-se essencial entender como impactar e se comunicar melhor com ele, para ganhar preferência e prender sua atenção em todas as esferas).

E então, sua empresa já conta com soluções de BI que se integrem à análise e gestão do relacionamento com os clientes para alcançar maiores resultados? Precisa de ajuda para implementá-las?

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Postado por Kyros Tecnologia em 25 abril, 2018


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