7976
Descubra os benefícios da automação e Cloud Computing no Home Office

Em tempos de pandemia, com muitas empresas adotando a modalidade home office, investir em automação e cloud computing traz uma série de benefícios, tanto para a organização quanto para o cliente.

Com a transformação digital, os serviços de RPA (Robotic Process Automation) estão cada vez mais presentes nas companhias e no dia a dia dos colaboradores.

Um dos grandes desafios nessa época é a diminuição dos custos nas operações, ao mesmo tempo em que a qualidade dos serviços mantém-se elevada e sem impactos negativos.

Entre as vantagens dos sistemas de automação estão a redução dos gastos e a melhora no desempenho das equipes.

Com uma melhor performance dos departamentos, os níveis de qualidade são mantidos graças a processos mais assertivos e estratégias mais certeiras.

Descubra nesse post a relação entre computação na nuvem, segurança e todas as vantagens para as empresas ao adotar esses recursos.

RPA e Cloud Computing

A sigla RPA pode ser traduzida como automação de processos robóticos. Ela consiste na automação de processos burocráticos e repetitivos dentro das organizações utilizando robôs.

Ao configurar esses software para realizar determinadas tarefas, eles trazem mais agilidade e assertividade ao ambiente de trabalho.

Uma pesquisa da Goldsmiths, Universidade de Londres, revela que as organizações que utilizam RPA ou AI (Inteligência Artificial) atingem um desempenho geral 28% maior e um desempenho financeiro 31% melhor em relação às empresas que não apostam nessas tecnologias.

O RPA pode ser usado de diferentes formas em diversos setores. Já a cloud ajuda na expansão da informação de forma a ser possível acessá-la de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Dessa forma, os dois agilizam processos dentro da companhia ao reduzir burocracias, terceirizações e complexidades, diminuindo custos e aumentando a produtividade.

Como o RPA e cloud se conectam?

O RPA e a cloud compartilham um objetivo em comum: melhorar o desempenho do negócio. Quando os dois trabalham juntos, os resultados podem ser ainda melhores.

Tanto os serviços em cloud quanto o RPA têm como foco diminuir complexidades nas operações e os investimentos em soluções.

Ao optar por serviços de RPA na nuvem, a empresa ganha competitividade no mercado graças a sua escalabilidade e replicabilidade.

Outro ponto que merece destaque é a segurança. De um lado, a nuvem possui mecanismos de proteção de informação bastante robustos. Já o RPA é capaz de integrar esses dados com maior assertividade e precisão, quando comparado a uma pessoa.

Assim, essas duas características asseguram uma maior proteção das informações em todos os níveis e a redução de erros e falhas humanas ao usar esses dados.

Um RPA ofertado na cloud também permite contratar terceiros para serem responsáveis por esses serviços, da mesma forma que a maioria das organizações hoje opta por terceirizar seus ambientes de TI.

Dessa forma, a empresa reduz os gastos com manutenção e administração do software, que passa a ser responsabilidade do parceiro que está provendo o serviço.

Isso garante um ambiente com suporte em tempo integral, respostas rápidas quando acontecem imprevistos e o conhecimento de um parceiro que possui experiência no setor.

Com a satisfação do cliente em alta no universo corporativo, a automação de processos e redução de erros garante uma experiência mais positiva.

O home office, que tornou-se uma necessidade diante da pandemia do coronavírus, também torna-se mais fácil com sistemas de automação preparados para o trabalho remoto.

Benefícios do RPA na cloud

O RPA, quando aplicado na nuvem, traz uma série de vantagens para as organizações. Afinal, nesse cenário ocorre a convergência de duas tecnologias importantes.

  • Processos mais eficientes: Ao permitir que sistemas sejam acessados pela internet de qualquer lugar, a empresa ganha eficiência nos seus processos internos. Esse é um grande diferencial na modalidade home office.

Além disso, processos mais assertivos refletem em maior produtividade e maior retorno sobre o investimento.

  • Entrega de resultados mais certeiros: Com melhor desempenho das equipes e mais assertividade nas ações, os resultados alcançados estão mais alinhados com os objetivos da companhia e do cliente.

Os serviços de RPA permitem a automação por meio de robôs e Inteligência Artificial de diversas atividades, o que reduz as chances de erros e falhas humanas.

  • Dados mais seguros: A segurança das informações na cloud é um dos grandes benefícios da transformação digital e da cloud computing.

Além de manter todos os dados mais seguros e de fácil recuperação, se necessário, a união de cloud e RPA também facilita o acesso a essas informações. Os dados estão disponíveis de qualquer lugar, a qualquer momento.

  • Mais tempo para montar melhores estratégias: Um serviço de automação de qualidade, ao ampliar a produtividade dos setores, também libera tempo para os colaboradores focarem em novas estratégias e planos de ação.

Essa é uma das grandes vantagens do RPA. Ao unir RPA e cloud, os gestores e tomadores de decisão ganham ainda mais tempo para dedicarem-se ao planejamento estratégico da organização.

  • Redução de erros: O uso de RPA e cloud reduz a necessidade de intervenção humana em diversos processos internos da organização. Isso diminui as chances de falhas humanas no processo e garante maior qualidade e consistência ao cliente.

  • Flexibilidade: O serviço de nuvem permite flexibilidade quando os volumes mudam. Dessa forma, se a empresa vê a necessidade de mexer na sua capacidade e aumentar ou diminuir repentinamente a sua demanda, quando esse processo ocorre na nuvem ele torna-se mais simples e automatizado.

Agora que você já sabe a importância de usar soluções tecnológicas inovadoras a favor das empresas nesse momento de pandemia e crise, Converse com um de nossos consultores sobre o assunto

Postado por Kyros Tecnologia em 17 junho, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS