3605

Como provar a importância de BI à diretoria da sua empresa?

Implementar um projeto de BI em sua empresa pode representar de fato um grande avanço para os negócios.

No entanto, ter sucesso nessa empreitada é algo que depende de uma série de fatores. Veja a seguir o que é preciso ter, basicamente, para conseguir bons resultados com a medida:

Estruturando seu projeto

O primeiro passo, após entender as 5 melhores práticas na hora de implementar BI no seu negócio, que inclui preparar a cultura de sua empresa para receber o novo conceito, é pensar na estruturação.

Entre as melhores práticas está também encontrar um bom fornecedor.

Geralmente o procedimento inicial é realizar uma consultoria ou levantamento para identificar quais são as necessidades da empresa e o modelo de dados que ela irá utilizar na implementação.

O projeto deve ser estruturado de modo que os recursos implantados e as análises obtidas atendam especificamente a tais demandas. Para isso, é preciso ter em mente quais informações se quer atingir, visualizar.

A tabela do banco de dados ou Data Warehouse (que é um depósito de dados digitais, ou DW) é definida e alguma solução é colocada para “rodar” sobre ela, gerando inteligência a partir das informações coletadas e confrontadas.

Depois vem a etapa de dar forma ao mecanismo. Tudo irá contar na composição da interface que será construída ou configurada. Pode ela, ser a partir de uma ferramenta já existente e disponível para implementação de maneira customizável, comportando diversos painéis (dashboards) de controle e geração de relatórios de acordo com o processo de decisão estipulado.

Para realizar essa tarefa com êxito é preciso identificar quais ferramentas, dentre as tantas disponíveis no mercado, melhor corresponde ao quadro apresentado pela empresa em tal circunstância.

Escolhendo a solução baseada nas necessidades

Após o estabelecimento de necessidades, para tornar viável o projeto a partir de recursos especializados é necessário selecionar a solução e por isso é importante saber como escolher a melhor ferramenta de BI para o seu negócio.

No Quadrante Mágico do Gartner, por exemplo, figuram algumas das principais ferramentas do mercado na análise de cada momento.

Estar por dentro dessas avaliações ou contar com uma empresa que trabalhe sincronizada a mais atualizada tecnologia é essencial para identificar quais funcionalidades mais responderiam às necessidades apresentadas pela empresa.

Depois a definição de requisitos de gerenciamento é importante implementar um modelo de gestão, configurar a ferramenta e começar a aplicá-la na empresa (o passo seguinte).

Planejando a implementação e aplicando

Treinamentos podem ser oferecidos nessa etapa para que tanto a gestão como sua equipe se sinta preparada para operar e consultar dashboards, gráficos e realizar configurações sobre o DW.

Nessa hora também é vital a experiência e o domínio de ferramentas por parte desse parceiro. É ele, aliás, quem poderá propor sugestões no projeto e gerenciar melhor os recursos para maior aproveitamento.

Conquistando resultados e aprendendo a lidar com a ferramenta

Com a ferramenta em ação é preciso manter sempre os olhos sobre a estratégia de implementação, revisando-a, ajustando-a sempre que necessário e acompanhando a inserção dela no dia a dia da empresa.

Depois, dependendo da ferramenta escolhida, poderão existir ainda diversas funcionalidades a serem aplicadas em cada objetivo, como é o caso, por exemplo, do Cognos da IBM.

Dirigir cada uma delas às suas especificidades é o que permite suprir as áreas de decisão e estratégicas carentes da empresa com dados convertidos em inteligência.

Por fim, o ideal é que se mantenha sempre o foco em um modelo de projeto incrementável, que pode ser sempre adaptado à realidade da empresa de acordo com o momento que ela está vivenciando e com base na definição do processo decisório esperado e também nas mudanças do padrão de gerenciamento adotado.

E então, pensando em investir em BI? Não sabe por onde começar? Aproveite para baixar nosso guia completo sobre o assunto e fale com a Kyros para conhecer a melhor solução para seu negócio!

Postado por Kyros Tecnologia em 27 setembro, 2017


Comentários

POSTS RELACIONADOS