7899
O que avaliar antes de escolher um serviço de automação?

Você já parou para pensar em quanto tempo sua equipe perde com tarefas repetitivas? E parece que o ciclo é sempre o mesmo: os processos manuais são cansativos, os profissionais acabam errando em coisas simples e tendo que refazer um trabalho no dia seguinte.

Tudo isso diminui consideravelmente a produtividade da empresa. E não apenas isso. Sempre que os clientes se deparam com estes erros, ou na demora da execução das tarefas, acabam reclamando. Essa cobrança gera ainda mais ansiedade e sobrecarga para os funcionários.

Mas saiba que este ciclo vicioso pode chegar ao fim antes do que você imagina, e a transformação digital pode ser sua grande aliada neste processo. Unindo automação e negócios, você deixa sua equipe muito mais produtiva ao mesmo tempo em que aumenta a renda da empresa de 20% a 30%.

A seguir, vamos mostrar quais perguntas estratégicas você pode fazer para escolher o serviço de automação que levará mais benefícios para sua empresa.  

Qual a importância da automação?

Automação é a utilização de tecnologias como robótica e inteligência artificial para criar ferramentas que executem processos manuais e repetitivos com o mínimo ou nenhuma interferência humana.

A escolha do sistema de automação adequado para sua empresa é o primeiro passo para aumentar a eficiência e produtividade de toda a equipe. A boa notícia é que, atualmente, eles já são capazes de executar inúmeros tipos de tarefas.

Um sistema completo de RPA, por exemplo, combina robótica, inteligência artificial e machine learning para assumir trabalhos empresariais como envio de faturas, contas a pagar e determinadas operações de TI. Além da diminuição da sobrecarga manual dos profissionais, o sistema de automação ainda é capaz de executar todo o trabalho livre de erros.

Já os assistentes pessoais, chatbots e ferramentas de autoatendimento têm sido a escolha de milhares de empresas. Segundo este post do Gartner, “91% das organizações planejam implantar soluções de Inteligência Artificial em seus serviços de atendimento nos próximos três anos. Até 2030, um bilhão de tíquetes de serviço será gerado automaticamente por bots de propriedade do cliente”.

Uma outra escolha muito popular são as ferramentas de automação de testes. Hoje em dia este tipo de automação é considerado a maneira mais eficaz de aumentar a cobertura e a eficiência de qualquer aplicativo de software. Além de ser responsável pela redefinição da maneira com que os engenheiros realizam suas operações de teste.

Mas como escolher a melhor empresa de automação para ajudá-lo neste momento de decisão? Descubra a seguir!

Como saber que tipo de serviço de automação você precisa?

Você já sabe que o trabalho repetitivo está diminuindo a produtividade da equipe e também sabe que a melhor solução para este problema é escolher o serviço de automação mais adequado para seu dia a dia.

Mas, para isso, é necessário identificar as necessidades do seu negócio. Nesse caso, algumas questões podem ser feitas para ajudá-lo:

  • Qual é o segmento da empresa?
  • Quais tarefas repetitivas e cansativas podem ser automatizadas?
  • Quais números específicos de desempenho você deseja melhorar?

Caso você não obtenha todas estas respostas sozinho, entrevistar seus funcionários e conhecer cada processo de trabalho pode ser uma boa ideia. Além disso, você pode analisar cuidadosamente a causa da insatisfação dos clientes para saber que medidas podem ser tomadas para mudar esta situação de uma vez por todas.

A partir desse overview fica muito mais fácil identificar se a empresa precisa de uma ferramenta de automatização de tarefas, se as mudanças necessárias envolvem apenas a gestão ou os processos operacionais e quais tecnologias podem ajudar.     

Como escolher o melhor serviço de automação

Neste ponto da sua estratégia de automação as perguntas podem ser suas fortes aliadas novamente:

  • Quais são suas dúvidas em relação à integração da automação nos seus outros sistemas?
  • Você já ouviu a opinião de empresas que optaram pela automação e hoje estão conseguindo alavancar a produtividade e os negócios?
  • Como ter certeza de que o serviço é de qualidade?
  • Qual é a política de segurança da ferramenta para proteger seus dados?

Escolher uma empresa de automação apenas pela marca e experiência não é suficiente. Existem inúmeros outros pontos que devem ser levados em consideração, como facilidade de implantação, de aprendizado e de uso, integração com outros sistemas, interface amigável, entre outros.

E isso tudo só é possível por meio de muita pesquisa. Faça uma lista de empresas que tenham ferramentas adequadas à sua necessidade. Depois entre em contato com as que foram selecionadas para tirar dúvidas em relação aos tópicos que você considera essenciais.

Em relação à segurança, só escolha uma solução que aplique todas as medidas possíveis para repelir possíveis ataques cibernéticos. A automação digital torna os processos de negócios mais simples e rápidos. Porém, se todos os cuidados não forem tomados, ela aumenta também a vulnerabilidade à intervenção externa de hackers.

Quanto à implantação da ferramenta, ela deve ser rápida e simples, de modo que o fluxo de trabalho não fique parado muito tempo. Além disso, o novo sistema de automação deve ser integrado facilmente às suas outras ferramentas, pois várias tecnologias que não conversam entre si podem causar mais danos do que melhoras na produtividade.

Entrar em contato com outros clientes que já fazem parceria com a mesma empresa de automação escolhida por você pode ajudá-lo bastante na tomada de decisão. Esta é a melhor forma de saber se eles estão satisfeitos e se alcançaram os objetivos de produtividade e crescimento esperados.

A escolha da parceria perfeita

A transformação digital está sendo responsável pelo surgimento de muitas empresas e ferramentas diferentes, e escolher a que mais se adequa aos seus objetivos de automação é uma tarefa muito difícil.

A Kyros Tecnologia, por exemplo, possui as ferramentas certas para você automatizar suas tarefas. Ao escolher a Kyros como parceira, você recebe precisão, velocidade, integração e muita economia.

Mas se você ainda está em dúvida sobre  como funciona a automação e se sua empresa realmente se beneficiará com essa implementação, converse com um dos consultores da Kyros Tecnologia. Eles podem ajudá-lo a tornar todo este processo mais fácil. Agende sua consulta!

Postado por Kyros Tecnologia em 19 março, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS