Com adequada estruturação do site e sistemas integrados é possível extrair dados e capturar mais leads com seu site! Saiba como!

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Site e BI: como utilizar inteligência competitiva para atrair mais vendas?

Manter o site atrativo e sempre atualizado é importante para qualquer empresa que deseja preservar esse canal, com potencial de atrair e reter mais clientes, e de gerar mais negócios.

Isso porque, com a era digital a internet é mais do que nunca um campo competitivo, no qual as empresas disputam a atenção dos consumidores. Investimentos em comércio eletrônico, aliás, têm crescido e isto é prova da relevância dos meios online para as vendas e desenvolvimento das empresas.

Segundo dados do crescimento do e-commerce no Brasil (veja a notícia aqui), houve elevação de 12,1% no primeiro semestre de 2018 com relação ao mesmo período de 2017. E, para ter um parâmetro, o mesmo levantamento indica que 32% das transações foram feitas por dispositivos móveis, o que reforça a necessidade de pensar o desenvolvimento de sites integrado à inteligência competitiva para reter mais clientes nesse meio (canal).

Para te ajudar a compreender de que modo as duas coisas estão ligadas, veja as dicas a seguir para fazer maior extração de dados e captar leads nesse contexto:

Captação de leads

Inicialmente, o entendimento da importância da integração entre site e BI começa por entender que esse canal, primeiramente, ao ser atraente, ter boa navegabilidade e apresentar uma performance “intuitiva” chamará a atenção de mais leads, contribuindo para o aumento da visibilidade e a retenção de clientes.

Em seguida, contudo, vem a contribuição de páginas de destino (landing pages) ou conteúdos ricos, que convidem o cliente a preencher formulários e deixar seus dados para possível contato, fornecendo uma base para que a empresa consiga administrar essa carteira de potenciais clientes.

Depois, essas informações são enviadas à empresa, armazenadas e processadas em sistemas de gerenciamento de dados, que podem ser ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), e de BI, como Analytics. Este pode gerar integrações e comparações com outros dados, para apontar à empresa qual a melhor hora e forma de agir e abordar cada lead, para aumentar as chances de fechar negócios que efetivamente estejam ajustados às demandas e expectativas de cada um, contribuindo para um processo de negócios e vendas muito mais certeiro e eficaz.

Podem ser usados também, dados de pós-venda e feedbacks. Ao concordar em deixar uma avaliação no site, por exemplo, o cliente envia importantes insights para a empresa, que irá conjugar essas informações com outras que já tenha, para melhor desenvolvimento de produtos e atendimento.

Conteúdo dinâmico e ferramentas de gerenciamento

Uma das formas de atrair mais leads com site é utilizar ferramentas de gerenciamento que permitam adequar o que seu público deseja ver/receber ao que a empresa está oferecendo em cada momento.

Bots entram nesse cenário oferecendo um atendimento ágil e personalizado, usando IA para responder às demandas do cliente de maneira mais ajustada. Compras pela internet, agendamento de reuniões, atendimento presencial para apresentação de serviços, auxílio nos primeiros contatos comerciais –  esta ferramenta pode ser muito útil! –.

Assim, muitos serviços e dúvidas podem ser adiantadas pela internet e o cliente pode receber ajuda para fechar uma compra ou encontrar e comparar produtos, tornando o processo muito mais fluído, proveitoso e veloz.

Segurança

Outra coisa que vale a pena destacar é que o fator segurança conta e muito quando o assunto é atrair mais clientes e vendas pelo site.

Sites confiáveis, que permitam integração segura de dados e pagamentos, são capazes de atrair mais clientes, que tendo esta percepção, realizam suas transações com mais confiança e credibilidade.

Segundo o Relatório Global de Pagamentos 2018 da Worldpay, há projeção de crescimento de 39% para o e-commerce no Brasil até 2022 (veja a notícia aqui). Isso denota o quanto a área é promissora e sugere o quanto as empresas provavelmente continuarão investindo nesse campo e usando inteligência para gerar maior aproveitamento de oportunidades nesse sentido.

Business Intelligence (BI)

Por fim, podemos citar que é possível usar BI para traçar estratégias de marketing mais eficazes. Bem como adequação do portfólio e aproveitamento insights oriundos do cruzamento de dados internos e externos para analisar tendências, interpretar perfis de consumidores e fazer maior captura de leads.

BI na extração de dados, aliás, é um ponto-chave para que todo o investimento no site tenha sucesso (veja aqui mais sobre como integrá-lo ao atendimento).

Isso porque tendo ferramentas de inteligência de negócios, as empresas conseguem desenvolver um “autoconhecimento” muito maior e também compreender melhor os indícios de seu mercado, podendo adaptar seus canais e estratégias.

No campo do crosschannel empresas que trabalham com BI ou algum tipo de software de suporte ao gerenciamento dos dados e relacionamento com os clientes, como CRM ou automação de marketing, podem utilizar essa integração para gerar maior agilidade e eficiência no uso de diferentes canais em um mesmo processo para concluir compras.

Assim, o cliente, ao comprar no site, pode receber a opção de retirar o produto em loja, fazendo sua compra antecipadamente para garantir alguma oferta, ou vice-e-versa, visitando a loja para conhecer o produto e concluindo a operação online.

E então, sua empresa está preparada para utilizar mais inteligência competitiva e atrair mais vendas? Já faz uso de ferramentas de BI ou tem um bom site para dar suporte a toda a operação e captar mais leads?Baixe nosso guia completo de como investir em BI ou fale com a Kyros! Podemos ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 20 dezembro, 2018


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