Lidar com custos e problemas relacionados ao banco de dados pode ser comum para gestores de TI! Veja como ganhar mais eficiência o IBM Db2!

4927

Veja como é possível ter mais eficiência com um gerenciador como o IBM Db2!

Gestores de TI e responsáveis em geral por gestão de inteligência nas operações de uma companhia por meio de tecnologia e uso adequado de dados já têm, por si só, uma série de desafios.

Uma das maiores dificuldades que podem surgir nesse sentido, contudo, está relacionada diretamente aos gastos e recursos que se tem disponíveis para garantir boa performance.

No entanto, a utilização de uma ferramenta que traga maior potencial de ação por uma relação custo x benefício mais vantajosa pode ajudar a solucionar a situação.

As empresas hoje encontram algumas opções quando tratamos de banco de dados. Uma delas é o banco de dados como o Db2, da gigante IBM, que desde o início de sua entrada no mercado vem ganhando migrações expressivas devido às facilidades e flexibilidades que traz.

Afinal, um de seus principais benefícios é também a possibilidade considerável de reduzir custos com banco de dados e unir diversas outras funcionalidades que agregam valor e eficiência às operações.

Para que você consiga entender, portanto, de que modo ele pode ajudar as empresas a solucionarem suas dificuldades nesse sentido, veja a seguir os principais benefícios, além de menores gastos (pela diminuição do TCO – custo total de propriedade e característica escalável) que ele pode fornecer:

Auto-otimização

Quem conta com um gerenciador do tipo do Db2 consegue driblar problemas relativos ao andamento do sistema com otimização automática de desempenho.

Isso porque o gerenciador, no caso, reage prontamente frente às mudanças nos volumes e na demanda de trabalho, o que faz com que ele se ajuste instantaneamente à capacidade de memória, permitindo funcionamento mais “fluído”, sem demora, travas ou maiores transtornos em decorrência de oscilações no fluxo de dados e operações.

Para a rotina e produtividade dos serviços que dele dependem isso representa um enorme diferencial à medida que confere maior agilidade, segurança e estabilidade às respostas geradas pelo banco de dados, evitando possíveis atrasos ou comprometimento do rendimento de equipes por conta de dificuldades com o processamento, gestão e uso das informações.

Autorreparação

Outro grande ponto que conta a favor das empresas que utilizam uma tecnologia como o Db2 é a praticidade em resolver automaticamente eventuais entraves que surjam ao rodar e operar a solução.

O IBM Db2, por exemplo, consegue identificar e estabelecer a normalidade em possíveis cenários críticos ou de problemas antes mesmo que eles ocorram, antecipando-se a eles e tomando não só medidas corretivas como também preventivas.

Isso otimiza o tempo das equipes responsáveis por cuidar do banco de dados e, por conseguinte, da operação como um todo.

Autoconfiguração

Por fim, destaca-se o fato de uma solução como o IBM Db2 para a empresa e para a TI configurar o sistema automaticamente e administrar tais configurações, para assegurar que as funcionalidades operem da forma mais adequada possível às necessidades da conjuntura em que se encontra.

Tal capacidade traz mais segurança, tranquilidade e comodidade na gestão das configurações do banco de dados, liberando tempo para os times focarem em pontos estratégicos de suas atribuições e reduzindo o nível de preocupação, desgaste ou maiores dificuldades em proverem, sozinhos, todos os ajustes necessários para o pleno funcionamento do recurso.

Resultado: um banco de dados bem gerenciado, veloz e de alta performance, aliado ao que a empresa mais precisa para tornar-se competitivamente mais elevada no mercado em que atua por meio do amplo domínio de sua inteligência e gestão de dados.

Processamento de dados

Por utilizar o BLU Acceleration, que é uma tecnologia de processamento colunar in-memory da IBM, o gerenciador Db2 dispensa processos tradicionais de descompactuação e faz a procura antecipada de dados e também o descarte dos que não sejam os requisitados.

Desse modo ele torna a etapa de consulta de informações muito mais rápida, podendo ser feita em poucos segundos, por meio desse sistema de processamento que torna a resposta do banco de dados muito mais ágil.

Custo de armazenamento reduzido

Por fim, é possível ressaltar que o Db2 consegue unir mais de um tipo de variação de linguagem, como, por exemplo, a utilização de SQL nos dialetos Db2, Oracle e PostgreSQL, o que torna mais fácil a migração de um banco de dados que seja Oracle para ele, com pouca ou nenhuma mudança de aplicação, facilitando e tornando mais tranquila e menos onerosa a alteração e implementação para os usuários que optem por esse procedimento.

E então, sua empresa já conhecia soluções como o IBM Db2 e já sabia que toda essa tecnologia estava disponível? Que tal conhecer melhor as vantagens dele e começar a pensar em implementar um recurso estratégico como ele em sua empresa?

Mande, ainda, suas dúvidas ou fale com a Kyros! Podemos ajudar também!

Postado por Kyros Tecnologia em 6 junho, 2018


Comentários

Pensando em investir em BI? Acesso o E-book.

POSTS RELACIONADOS