Contêineres são um tipo de tecnologia que pode contribuir bastante para agilidade e eficiência de suas soluções e trabalhos em TI. Conheça os diferenciais!

7329

Você já conhece as vantagens da tecnologia de contêineres?

Muitos termos fazem parte do vocabulário e possibilidades de TI, sendo que cada dia mais gestores e equipes estão buscando entender o que eles representam para possível aplicação em seus cenários.

E, nesse contexto, trabalhar com contêineres pode ser positivo em várias situações, para atingir eficiência e agilidade.

Eles são diferentes de máquinas virtuais, porém igualmente conferem às empresas algumas vantagens competitivas a depender do tipo de projeto que têm para desenvolver ou executar. Agora que você já sabe basicamente o que são, está na hora de conhecer alguns dos benefícios. Fique atento às dicas a seguir e veja se é disso que sua empresa precisa neste momento:

Otimização de processos e facilidade

Para começar, uma das principais vantagens da tecnologia de contêineres é otimizar o processo de TI nas empresas, permitindo que elas tenham maior agilidade em demandas.

Por “empacotar” especificações de determinado ambiente de software, ele permite que equipes consigam trabalhar muito mais rapidamente na implementação de soluções no dia a dia da empresa e de sua gestão ou tarefas de departamentos, diminuindo o tempo, por exemplo, que se leva para executar tais mudanças, configurações ou melhorias.

Com isso, aumenta-se a disponibilidade de serviços e informações a times que eventualmente delas dependam para agir, lembrando que isso não significa vulnerabilidade ou menor segurança.

Pelo contrário, se refere, nesse contexto, ao fato de a empresa ter mais prontamente serviços ou informações de que precisa, por parte de processos organizados pela TI, para as equipes certas e na hora certa, de modo que sua competitividade e time-to-market também ganhem pontos positivos com esse diferencial.

Sem ter de gerir os sistemas operacionais, contando com contêineres, a empresa ganha tempo e maior disponibilidade, inclusive no que se refere a foco no business.

Velocidade de acesso e carregamento

Outro ponto a se considerar é que quando um determinado serviço é oferecido para clientes, por exemplo, ou mesmo utilizado no atendimento deles, a tecnologia de contêineres pode diminuir o tempo de carregamento de sistemas, agregando maior eficiência.

Com foco somente nas aplicações, podendo ser utilizada e nuvem, esse tipo de tecnologia confere produtividade a quem desenvolve, auxiliando no controle das versões e, portanto, na qualidade do trabalho executado com maior facilidade.

Além do mais, ganha-se eficiência em relação a memória e máquinas físicas, como CPUs, por exemplo, o que além de otimizar espaço, permite gerenciamento mais descomplicado.

Economia

A diminuição de custos, além da economia de tempo, é outro fator que pode estar presente entre as vantagens de empresas que utilizam contêineres.

Isso porque é possível economizar mão de obra ou equipes próprias para configurar sistemas operacionais a partir do momento que ela não precisa manter funcionários full time apenas para fazer a manutenção deles.

O suporte de uma empresa especializada pode dar maior autonomia e segurança às empresas nessa esfera e as equipes também ganham rendimento, podendo focar em outras tarefas e contar com manutenção e atualização garantidas sempre.

Estrutura mais integrada e compartilhada

Ao contrário da chamada virtualização tradicional, por fim, trabalhar com contêineres, que permite similaridade dos ambientes, ajuda, inclusive, no aumento da segurança e facilidade para gerenciar mais de um ponto dentro de uma mesma infraestrutura, por exemplo.

Há reflexos também na forma de trabalho das equipes que, com influência da metodologia DevOps se tornam mais “unidas”, desenvolvendo um trabalho mais fácil em conjunto. Desenvolvimento e operações assim conseguem uma “comunicação melhor” no processo.

Pode-se ter ainda aplicação de configurações em pacote, ajudando no desenvolvimento rápido de novas soluções e produtos aos clientes internos e externos.

E então, sua empresa precisa investir em contêineres para melhorar a gestão e manutenção de seus sistemas e configurações de TI? Fale com a Kyros e descubra mais sobre nossas soluções!

Postado por Kyros Tecnologia em 9 outubro, 2019


Comentários

Infográfico: Uma visão geral do cenário de TI

POSTS RELACIONADOS