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Automação no e-commerce

A área de e-commerce cresce constantemente e alavanca negócios em todo o mundo. A praticidade que comprar pela internet representa, bem como as tendências tecnológicas, as mudanças no comportamento do consumidor e de uso do mobile, puxam um mercado cada vez mais promissor.

Com a correria do dia a dia, aliás, cada vez mais consumidores recorrem a esse meio de compras pela comodidade. Veja qual o foco do seu negócio ou mesmo se é possível inovar por meio dessas medidas em que ela pode ajudar:

Controle de estoque

Caso trabalhe com produtos, o que é mais comum, a automação pode auxiliar no controle de estoque, já que ter produtos de prontidão e garantir o que está vendendo é muito importante para satisfazer, ser bem avaliado e fidelizar clientes.

É importante ter um bom controle correto, noção de quantidade, tipos e especificações de produto para não vender produtos que estejam em falta prometendo prazos que não poderão ser cumpridos ou mesmo o mesmo produto para mais de um cliente ao mesmo tempo.

Se você trabalhar com equipes de venda e seu negócio for maior, por exemplo, isso pode ser ainda mais imprescindível, pois mais de um representante pode estar em campo fechando uma venda em cima do mesmo estoque disponível.

Por isso, acompanhar em tempo real a movimentação dele e fazer atualizações automáticas, dando “baixa” em eventuais vendas, ajudará a ser mais adequado em seu processo de vendas.

Fluxo de pagamentos

Outra coisa em que a automação pode ajudar é na questão de pagamentos, que recebe essencial atenção no e-commerce. Uma etapa que exige segurança e organização para passar credibilidade ao consumidor e garantir o fechamento da venda.

Gerenciar as etapas, informações, dados e automatizar, no caso daqueles sistemas que permitem já ter comodidade, conforme a escolha do cliente, pode ser um grande diferencial positivo.

Usar uma plataforma de pagamento automatizada, em que ele tem às vezes a opção de já deixar os dados salvos, na plataforma, para agilizar as próximas compras pode ser algo interessante para o seu público-alvo.

Essa etapa precisa ser segura e intuitiva, pois na compra on-line o cliente faz tudo “sozinho”, então precisa ser bem assistido por tecnologia de ponta, que seja segura e prática.

Logo, a automação pode ajudar nesse sentido, permitindo muitas vezes ampla integração de funcionalidades nos sistemas de pagamento on-line e com o mobile, bem como envio automático de comprovantes por SMS, e-mail, entre outras possibilidades.

Estratégias de marketing e precificação

A automação pode auxiliar também no marketing. Ela pode estar presente em automação de e-mails e gestão da base de clientes, para oferecer as melhores ofertas, mais ajustadas ao perfil do consumidor, bem como com a melhor precificação mediante estudo e planejamento.

Automação permite gerenciar melhor o fluxo, o banco de dados, o disparo e envio de e-mails marketing e ofertas, cadência, ofertas pontuais -exemplo: um e-mail marketing para cada oferta, anunciar as novidades e assim por diante, tendo em vista que o e-commerce é um mercado amplo em que pode haver muitas oportunidades e grande segmentação de clientes, tendo cada um perfil.

E isso pode aumentar e ser ainda mais oportuno em demandas sazonais. É o caso de datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e assim por diante.

Para se ter uma ideia das oportunidades para vendas, segundo dados divulgados a partir de levantamentos realizados pela ABComm -Associação Brasileira de Comércio Eletrônico- e pela consultoria Ebit/Nielsen -veja a notícia aqui, a expectativa é de que para a Black Friday haja faturamento acima de R$ 3 bilhões -aumento de 18% em relação a 2018- neste ano.

Você pode perguntar para o cliente se ele quer receber promoções, cadastrar seu e-mail e telefone, enviar mensagens de texto e outros tipos de comunicação, sendo que uma ferramenta programada para automação garante que se dispare o que precisa na hora certa e que os clientes recebam as abordagens no tempo certo e se faça melhor gestão.

Normalmente, em automação de marketing, existem etapas como: o disparo, o 2º envio e assim por diante, sendo que com a ajuda da automação garante-se um fluxo lógico e coerente que auxilie nas vendas. Sem contar que pode ter integração nos e-mails marketing para o site e loja virtual, assegurando melhor fluidez em processos.

Atendimento ao cliente e rastreamento de pedidos

Por fim, a automação pode ajudar por meio de chatbots, por exemplo, que podem oferecer um atendimento mais ágil aos clientes, para tirar dúvidas e encaminhar respostas ou soluções on-line.

Outra coisa em que ela pode ser muito útil é no rastreamento de pedidos, permitindo de forma automatizada acompanhar o andamento das entregas, podendo não só, muitas vezes, disponibilizar essas informações em um sistema ou site de forma bem prática para os clientes.

Como também disparar a eles mensagens e avisá-los sobre o processo, o que pode até mesmo evitar desencontros, reclamações ou possíveis gastos desnecessários com tempo e deslocamento em caso de agendamento frustrado -aproveite e -veja como IA e mobile, juntos, podem otimizar a experiência do cliente.

E aí, interessado em implementar automação em seu e-commerce? Percebeu a importância e os diferenciais dessa tecnologia? Então fale com a Kyros! Podemos te ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 23 outubro, 2019


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