7914
Case de sucesso: como a computação em nuvem foi essencial na finalização deste projeto

Kyros Tecnologia finalizou mais trabalho realizado pela equipe de BI e Analytics utilizando diversas ferramentas e aplicações, inclusive as da AWS (Amazon Web Services). Dessa vez nossa parceria foi fechada com uma importante empresa do setor industrial, e todo o processo de consultoria, implantação e sustentação levou cerca de um ano. 

Os objetivos da empresa, ao entrar em contato com a Kyros, foram:

  • Busca pela automatização do consumo de informações e sistematização da análise de performance de vendas e demandas de marketing; 
  • Implantação de uma solução de BI corporativo que desse transparência para todas as métricas e fosse de fácil acesso para os stakeholders. 
  • Era essencial ter uma visão integrada do ambiente de negócios para identificar riscos e oportunidades comerciais.

Entenda como o projeto aconteceu e porque as tecnologias utilizadas foram escolhidas.

Por que Cloud Computing? 

A computação em nuvem é a prestação de serviços de computação num regime sob demanda. Em vez de ter sua própria infraestrutura de computação ou data centers, as empresas podem contratar os serviços de armazenamento e processamento de empresas terceirizadas, conforme sua necessidade.  Os benefícios da Cloud computing são muitos e já tornaram esta tecnologia essencial para o dia a dia corporativo:

  • Segurança: A AWS, importante parceira da Kyros, segue rigidamente as normas regulatórias e disponibiliza o que há de mais atual em ferramentas de segurança. Em relação aos arquivos salvos na nuvem, eles só podem ser acessados mediante autenticação e permissão prévia. Ou seja, seus dados estão protegidos tanto dos acessos indevidos quanto dos ciberataques.  
  • Infraestrutura equilibrada: A contratação da computação em nuvem é escalável. Isso quer dizer que você pode contratar os serviços conforme necessidade, ou seja, se em um mês sua necessidade de volume de dados e tráfego crescer muito, basta aumentar a capacidade do data center.   
  • Redução de custos: A computação em nuvem permite que sua empresa reduza os custos e a complexidade que envolvem a infraestrutura de TI e a manutenção dos próprios data centers. Além disso, a tecnologia Cloud Computing permite que seus serviços sejam oferecidos para o maior número de clientes sem comprometer a eficiência e a rapidez dos processos. Para este cliente Kyros, a computação em nuvem da AWS foi essencial para suportar toda a arquitetura do projeto e armazenar as tecnologias que a empresa utilizou para automatizar e criar a solução de BI.

Kyros e AWS: missão dada, é missão cumprida

Vamos falar agora de como aconteceu o projeto. O desenvolvimento e a implantação foram divididos em 5 etapas. Cada uma delas visa garantir aspectos cruciais de segurança, melhores tecnologias e atendimento às necessidades do negócio. 

Veja quais são elas:

Etapa 1: Identificando as necessidades do cliente 

O primeiro passo da Kyros foi conhecer de perto as necessidades do cliente para definir o escopo do projeto. Após uma preparação inicial, foi realizado um mapeamento de dados para identificar fontes de origem, regras de cálculo, dimensionamento de infraestrutura, setup AWS, entre outros.

Essas análises trouxeram os requisitos necessários para a elaboração do cronograma do projeto com ações claras e interligadas, que incluíram:

  • A análise técnica inicial (data mapping, modelagem, design planning e setup AWS; 
  • Coleta de dados e desenvolvimento de interfaces; 
  • Modelagem do banco de dados (data warehouse) do projeto;
  • Configuração de ambientes e hospedagem na nuvem;
  • Estruturação e carga de dados com a ferramenta Talend MDM
  • Extração de dados de múltiplos sistemas por meio de ferramentas ETL.
  • Implementação do MPC (Monitoring Process Control) do fluxo de carga de ETL;
  • Criação de relatórios e dashboards para visão gerencial; 
  • Implementação de política de governança, que engloba desde os dados consumidos até os insights gerados, mantendo a flexibilidade para tomada de ações;
  • Testes e ajustes em ambiente de Quality Assurance;
  • Treinamento e cutover para produção;
  • Até a passagem para sustentação.

Com o escopo e ações definidos, chegou o momento de colocar o projeto para rodar!

Etapa 2: Fazendo o mapeamento dos dados

Nesta etapa, a usamos nossa expertise em Analytics e BI para entender exatamente como funcionava o negócio do cliente. Nossa equipe especializada levantou mais de 200 indicadores, 50 fontes de dados, 1.422 atributos e 17 processos.

Para chegar nesses números, foram utilizadas as aplicações Talend e Tableau e os serviços S3, RedShift, VPC, EC2 e RDBMS da AWS.

Nesse processo de mapeamento de dados, todas as fontes de dados e regras de cálculo são mapeados para que as informações geradas possam ser analisados posteriormente por cada área de negócio da empresa. Também é definida a rotina ou frequência de coleta desses dados e suas interfaces com o Talend. 

A partir daí é feita a modelagem do banco de dados da solução assim como o sizing de infraestrutura, além da configuração de ambientes e hospedagem na nuvem.

Etapa 3: Fazendo os processos de ETL

Já ficou claro que nossa equipe de BI tem muito conhecimento nas melhores ferramentas, não é mesmo?

E, nesta etapa do projeto, os processos de extração, transformação e carregamento propiciados pela integração de dados dos processos ETL (Extract, Transform, Load) foram fundamentais.   

Por meio da ferramenta Talend, foi feita a coleta de dados das diversas organizacionais, para sistematizar seu tratamento e limpeza, levando em conta as regras de negócio definidas previamente.

A partir daí, é possível ter uma visão completa de todo o negócio e criar estratégias adequadas para atingimento dos objetivos da empresa.

Etapa 4: Construindo relatórios e dashboards

Após a coleta e análise dos dados da empresa, é chegada a hora de construir os relatórios e dashboards. Nesta empresa do setor industrial, por exemplo, criamos  40 relatórios e 10 dashboards utilizando a ferramenta Tableau.

Para quem não a conhece, esta ferramenta possibilita a criação de dashboards ágeis e interativos. Dessa forma, os usuários podem combinar fontes e utilizar filtros e destaques disponíveis para melhor visualizar os dados da empresa.    

Veja que para que um projeto como esse traga os resultados esperados, é preciso muito conhecimento e confiança na parceria. A Kyros Tecnologia tem mais de 13 anos de mercado e seus profissionais têm conhecimento em diversos setores, além de experiência nas melhores ferramentas. 

Nosso time está sempre antenado nas últimas novidades em BI e cloud. Dessa forma sabem usar com maestria as ferramentas que podem ajudar uma empresa a driblar os gargalos que a impedem de crescer. 

Etapa 5: Chegando na sustentação

A quinta e última etapa é o diferencial da Kyros. O processo de homologação e sustentação é determinante para que o processo comece a caminhar com as próprias pernas.   

Nós sabemos como pode ser difícil conciliar suas atividades diárias somadas à insegurança inicial causa pela utilização de novas ferramentas e dashboards gerenciais.

Por isso, nosso time se mantém disponível e auxilia com as pendências, manutenções corretivas, treinamento e possíveis melhorias até que tudo funcione tranquilamente, sem nosso apoio.

O objetivo é garantir que de fato a solução de BI corporativo traga transparência para todas as métricas da companhia e seja de fácil acesso aos executivos e demais stakeholders do projeto. Por isso, nesta etapa, procuramos aperfeiçoar o processo e a visão integrada do ambiente de negócios da empresa.

Quer entender mais sobre como é o processo de implementação de uma solução de BI? Agende uma consultoria!

Postado por Kyros Tecnologia em 25 março, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS