8392
Gamificação: a fórmula definitiva da produtividade

Nada é mais trabalhoso para uma equipe corporativa do que ter que lidar com a falta de engajamento e a baixa produtividade entre as equipes. Não é verdade? 

Por mais que esse possa parecer um problema insolúvel, saiba que, sim, existem formas de contornar essa situação e elas podem ser até mais divertidas do que você imagina!

Neste post, você vai entender como funciona a gestão do trabalho com a gamificação e como ela pode promover o crescimento da produtividade, aprimorar o planejamento de rotina e aumentar o engajamento entre as equipes!

Compreendendo o comportamento dos colaboradores

Todo quadro de colaboradores é constituído por pessoas, que possuem uma vida profissional, mas também social, constituem famílias e criam filhos.

Mencionar esse ponto é fundamental, pois compreender o comportamento humano é o mínimo necessário para que a gestão dos recursos humanos ocorra de forma saudável.

O intuito deste post é apresentar como a boa utilização de práticas colaborativas como a gamificação pode contribuir para a melhoria na relação dos times profissionais. 

Entenda como essas boas práticas se relacionam com uma gestão de trabalho de alto nível e saiba como começar a aplicar ainda hoje! 

O que é gestão de trabalho?

Primeiro, é preciso que você compreenda o que de fato é a gestão de trabalho e qual é a sua respectiva importância. 

A gestão de trabalho é ato de gerenciar não apenas sua própria rotina, mas também a de toda a equipe, com foco em garantir o bom andamento das atividades da empresa. 

De forma técnica, também pode-se dizer que a gestão de trabalho está associada ao princípio da administração e do monitoramento dos fluxos de atividades de uma empresa.

Basicamente, é a organização estratégica dos fluxos de trabalho que condiciona o time de colaboradores à tomada de decisões, apresentando fluxos e rotinas de tarefas, que são estrategicamente organizadas. 

De onde vem a produtividade? Como ela interfere na motivação e na gestão de trabalho da equipe?

Você já parou para pensar em qual é a origem da produtividade? Por que algumas pessoas conseguem ser extremamente produtivas, enquanto outras não conseguem sair do lugar? 

Existe uma justificativa muito plausível para distinguir aquele que está sempre ocupado, mas nunca fazendo o que precisa ser feito, daquele que realiza as atividades importantes com eficiência. Essa justificativa é o propósito. 

Pessoas que fazem muito e fazem bem feito são aquelas que encontram propósito naquilo que fazem, que entendem que as suas ações a levarão até um destino de sucesso. Uma empresa só pode criar propósito se tiver uma gestão eficiente.

Por que é importante a gestão de trabalho para a empresa? 

A gestão de trabalho representa para uma empresa ao que uma bússola é para um navegador. Proporciona o passo a passo necessário para se percorrer o caminho do sucesso. 

É importante não só para os colaboradores, mas para toda a empresa. A possibilidade de criar os parâmetros certos para realizar as atividades elimina a temida procrastinação e também a falta de engajamento. 

A boa organização possibilita um crescimento sólido, pois permite ter resultados com previsibilidade. A gestão de trabalho visa manter planejadas as atividades a serem feitas no dia e também facilita a autogestão do tempo.

Equipe engajada e com mais produtividade? 

Certa vez o escritor Zig Ziglar afirmou que: “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.

Se você captar essa única mensagem ao ler este material, não tenha dúvida, a sua visão a respeito da gestão de pessoas será totalmente renovada. Tamanho é o benefício da produtividade aprimorada

Tudo bem, você pode ter entendido perfeitamente que existem benefícios claros para quem aplica a gestão de trabalho eficiente, mas de que forma ela pode ser implementada? 

Não pense que se enviar um documento por e-mail a realidade de seu negócio irá mudar da noite para o dia. Será preciso uma metodologia enxuta, você precisará treinar os colaboradores.

Gestão de trabalho com gamificação é possível? 

Não é à toa que a gamificação tem chamado a atenção das empresas, afinal ela não apenas visa sanar essa demanda de gestão de trabalho, como também proporciona uma experiência divertida e de grande engajamento. 

Várias empresas hoje utilizam plataformas de gestão de trabalho com a gamificação para o planejamento das atividades e do tempo. O porquê delas utilizarem é muito simples, os números falam por si só

A gamificação traz até a empresa uma rica experiência imersiva no mundo virtual, possibilitando simular a realidade profissional em missões, nas quais os characters (personagens) se desenvolvem e recompensam seus usuários. 

Como manter a produtividade da equipe e uma organização de forma leve? 

Você pode estar se perguntando sobre qual é a relação das plataformas de gestão de trabalho com a gamificação. Pois bem, a resposta é muito simples!

Já existem hoje plataformas de gestão de trabalho com gamificação e elas podem muito bem auxiliar na produtividade da equipe.

Essas plataformas organizam de uma forma estratégica a demanda da empresa e a coloca em diferentes missões dentro desse novo mundo virtual. Por serem totalmente intuitivas, permitem a interação digital entre os players

O objetivo é fazer com que o colaborador se situe na empresa, enxergue um propósito naquilo que faz e, é claro, interaja com os demais membros do seu time. Ou seja, a gamificação proporciona uma experiência colaborativa.

Progresso constante é a fórmula do sucesso

Lembre-se que para a manutenção de um ambiente colaborativo e de alto nível de produtividade, a reavaliação das práticas de gestão deve ser constante! 

A boa gestão é aquela que está aberta a mudanças, que sabe ouvir e que prioriza, acima de tudo, as boas relações humanas. 

Como anda a produtividade e a gestão de trabalho da sua equipe? Acompanhe o blog da Kyros e fique por dentro de conteúdos exclusivos, que vão te auxiliar a construir uma gestão de trabalho com muito mais produtividade e excelência. 

 

Postado por Kyros Tecnologia em 18 novembro, 2021


Comentários