Descubra em nosso post como o IBM Db2 vem otimizando o desempenho das empresas nesse sentido e as razões e vantagens para investir nele!

4532

Gerenciamento de dados – Por que apostar no IBM Db2?

Para trabalhar com sistemas realmente eficientes e conferir o máximo de agilidade, confiabilidade e performance à sua operação, uma empresa precisa de soluções e estrutura de ponta, que sejam capazes de fornecer um desempenho consistente com um ótimo custo x benefício.

Nesse ponto, diversas companhias recorrem a diversos tipos de gerenciadores de bancos de dados, como o SQL Server, Oracle, SAP — apenas para citar alguns — e IBM.

O que merece destaque e vem ganhando bastante espaço no mercado pelos excelentes resultados que tem mostrado junto às empresas que aderiram à sua implantação, é o IBM Db2.

Em tal ponto, um dado chama atenção: mais de 1.000 clientes migraram do gerenciador Oracle para o IBM em 2010 e, desde então, isso vem acontecendo com considerável notoriedade.

Veja a seguir as principais características que o diferem de outros bancos bastante conhecidos, como o da Oracle (com o qual travou uma “disputa”) e entenda por que cada dia mais empresas estão decidindo apostar em seus benefícios:

Facilidade e flexibilidade na implementação do Db2

Critério de extrema importância, o gerenciador Db2 da IBM possibilita à empresa variadas formas de implantação.

Ela pode decidir se fará uma instalação local, na nuvem (cloud) ou mesmo híbrida — adaptando o novo sistema à estrutura de banco de dados que já funciona em seu ambiente.

Isso pode flexibilizar bastante a etapa de implementação e permitir que o novo gerenciador se adapte muito mais facilmente ao cenário de cada empresa. Fica, então, a critério da companhia decidir o que é melhor para ela nesse sentido, sendo possível ter maior controle.

Redução de custos e escalabilidade

Sem dúvidas umas das principais vantagens em trabalhar gerenciamento de dados com IBM Db2 é a redução do custo total de propriedade (o chamado TCO).

Isso porque ao trazer hardware padronizado, criptografia nativa, segurança integrada e permitir justamente que a empresa aproveite a infraestrutura existente, caso ela suporte o Db2, para implantar o gerenciador, em alguns casos a instalação pode ficar mais barata evitando-se gastos com aquisição de mais componentes.

Logo, torna mais barata não só a implantação como também a operação (poupando a empresa de custos extras e, ao mesmo tempo, aumentando sua performance).

Além disso tem a opção, como comentamos, de nuvem, que além de agregar praticidade também pode ajudar a reduzir bons custos com infraestrutura e com expansão sob demanda.

Tendo flexibilidade, a empresa pode decidir quando é hora de aumentar a abrangência de seu gerenciador com maior segurança e previsibilidade, conforme suas necessidades e condições.

Alta capacidade

Outra diferença clara do gerenciador IBM Db2 é o que se refere ao seu poder de entregar mais capacidade às empresas no que tange ao uso e disponibilidade de seus dados e serviços ininterruptos.

Uma prova disso é que a capacidade de armazenamento do IBM Db2, é ilimitada mesmo em sua versão gratuita, sendo que em outros gerenciadores, como a Oracle, ela pode se restringir a alguns gigas (como 4 Gb).

Inclusive seu número de processadores pode ser superior dependendo da versão.

Outra vantagem é a elevada taxa de compressão (de dados), que permite otimizar o armazenamento e conservar e/ou aumentar a eficiência, “sobrecarregando menos” o sistema em configurações ou momentos que seriam naturalmente mais críticos.

Em outras palavras, há menores chances de ele se tornar lento quando o volume de dados for muito grande.

Simplicidade e segurança ao fazer migrações

Por fim, o IBM Db2 apresenta a vantagem de permitir que sejam feitas migrações de outros gerenciadores com maior tranquilidade e com o menor risco de falhas possível.

Isso porque ele conta também com um recurso chamado pureScale e compatibilidade, o que minimiza problemas na transferência de aplicativos de outros gerenciadores.

Investir em um gerenciador altamente potente e com diversos benefícios superiores, com a solidez e experiência de uma gigante como a IBM é, portanto, a melhor opção para a empresa que quer economizar e obter maior desempenho para seu negócio.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto? Deseja implantar o Db2 em sua empresa também e passar a usufruir de todos esses benefícios?

Fale com a Kyros!

Postado por Kyros Tecnologia em 16 fevereiro, 2018


Comentários

Infográfico: Uma visão geral do cenário de ti

POSTS RELACIONADOS