7953
Home office e confiança: a importância do digital durante o coronavírus

A pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. No universo corporativo, as empresas precisaram transformar-se rapidamente para atender às necessidades desse novo cenário. O home office foi uma das primeiras medidas adotadas e, com ele, termos como digital conquistaram seu espaço.

Nessa nova realidade, o relacionamento e a confiança entre colaboradores mudaram completamente e os gestores precisaram adaptar-se rapidamente. A tecnologia surgiu como uma grande aliada e o digital é a ferramenta da vez no mundo corporativo.

Descubra nesse artigo como essa jornada de transformação digital comportamental é fundamental nos dias de hoje e as marcas que ela deixará depois que a pandemia passar.

Cononavírus e seus impactos nas relações de trabalho

Se até o início do mês de março eram poucos os trabalhadores brasileiros que tinham o ‘privilégio’ de fazer home office, a pandemia mudou o cenário. Prática até então pouco difundida no Brasil, essa mudança trouxe grandes impactos no dia a dia dos colaboradores e gestores.

Um estudo, divulgado pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA), ouviu 359 empresas no Brasil e revelou que quase metade delas adotou o modelo de home office diante dessa pandemia.

Além disso, a pesquisa apontou que 60% dos entrevistados destacam como maior desafio nesse cenário a adaptação do que antes era feito presencialmente para um universo virtual. Outra dificuldade levantada foi a gestão remota dos funcionários.

O novo momento pede uma mudança de comportamento de gestores e colaboradores nesse meio digital. No home office, termos como transparência e confiança ganham força e norteiam as relações de trabalho.

Ao falar sobre mudança digital, não é apenas a tecnologia a protagonista, mas também, e principalmente, as pessoas. A partir de agora, flexibilidade, criatividade e adaptação prometem ser comportamentos desse novo contexto profissional.

Home office: pessoal e profissional cada vez mais próximos

A adoção em larga escala do home office, somada ao contexto atual em que as pessoas precisam ficar em casas com suas famílias, aproximou essas duas esferas: pessoal e profissional.

Essa será uma das grandes transformações trazidas por essa pandemia. O momento é de focar em um co-working residencial, onde o profissional consegue evoluir na profissão e na vida pessoal ao formar uma rede ampla de cooperação.

Empatia entre profissionais e a valorização do lado humano tornam-se importantes diferenciais nos colaboradores e gestores.

E um grande questionamento é: como ficam os resultados e o desempenho das pessoas nesse contexto? Fora do escritório e sem a presença do gestor por perto, as experiências e resultados de cada profissional serão o destaque e mais facilmente notados, compartilhados e discutidos.

Nesse ambiente corporativo digital, muda a forma de relacionamento e de mensurar a performance. A boa notícia é que os colaboradores devem ganhar produtividade ao agregar mais qualidade de vida aos seus dias e conciliar com mais equilíbrio o lado pessoal e profissional.

Tecnologia: como usá-la da melhor forma nesse momento

Depois desta experiência mundial com o coronavírus, as pessoas e empresas tiveram que aprender e antecipar as transformações digitais.

O fato é que nada será como antes. A confiança, os valores e o comportamento das pessoas serão imperativos para essa nova realidade, onde cresce a sinergia entre empresas e pessoas, e a revolução do relacionamento.

Aqui, mais uma vez, o foco das empresas deve ser nas suas pessoas, criando um ambiente digital de confiança, agradável e motivador para o desempenho das atividades. A tecnologia surge como uma grande aliada.

Nós, da Kyros Tecnologia, sempre apostamos em uma jornada de transformação digital comportamental dentro das empresas, visando a melhoria contínua. Isso requer a implantação de um ecossistema leve e motivador, com foco nas pessoas e na criação de novos hábitos saudáveis.

Com o nome Lean Digital Gamification, essa jornada tem como base os princípios Lean-Agile associados à promoção da mudança de comportamento pela prática de processos leves, inteligentes e eficazes.

Lean Digital Gamification

Para isso, utilizam-se ferramentas e soluções de tecnologia digital, desenvolvidas especialmente para o sucesso desta jornada.

Um dos recursos mais usados é a gamificação, que promove a mudança de comportamento por meio da aplicação de elementos e princípios de jogos para diferentes contextos.

Isso resulta em experiências positivas e intrinsecamente motivadoras, com aumento da interação social, da produtividade e da qualidade das ações executadas.

Os recursos tecnológicos precisam ser explorados da melhor forma para que as empresas possam oferecer uma experiência mais prazerosa aos seus colaboradores nesse período. O momento é de muitas incertezas e ainda não é possível saber quando as coisas voltaram à rotina de antigamente.

E com essa adoção em massa do home office, a visão dos profissionais e gestores sobre essa modalidade de trabalho está mudando. É provável que muitas organizações passem a adotá-la com mais frequência mesmo depois da pandemia.

Portanto, agora é o momento de focar no relacionamento digital com as pessoas e no desenvolvimento de uma relação de confiança. O mundo corporativo está em constante transformação, mas o coronavírus trouxe mudanças significativas em um curto intervalo de tempo.

As empresas que já focavam antes nas suas pessoas e na adoção de tecnologias para simplificar o trabalho e aumentar a produtividade tiveram vantagens neste momento. Aquelas que ainda não estavam nesse cenário precisaram adaptar-se rapidamente ao novo contexto.

Agora que você já está por dentro das transformações no universo corporativo depois dessa pandemia global e o papel da tecnologia nesse novo cenário, confira nosso infográfico comparativo entre as formas de trabalho convencionais e digitais.

Postado por Kyros Tecnologia em 13 maio, 2020


Comentários