8357
O que 2022 nos reserva e irá nos cobrar de tecnologia

O rápido avanço da tecnologia nos últimos anos trouxe diversos benefícios, além de incertezas e curiosidades sobre o que esperar para os próximos anos. Muitas empresas realizam buscas ativas pelas próximas tendências para se antecipar às mudanças e minimizar os impactos em seus negócios.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo um review das transformações digitais que ocorreram nos últimos anos e, principalmente, das tendências para o próximo ano. Siga com a gente e boa leitura!

Como a tecnologia mudou o mundo em 2021 

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Por isso, antes de apresentar as tendências tecnológicas para 2022, é importante relembrar algumas mudanças que passamos no último ano. Elas acabaram exigindo uma rápida adaptação, tanto em nossa vida profissional como pessoal.

Uma das mudanças que mais impactou as empresas foi o avanço dos chatbots juntamente com a inteligência artificial (IA). Estas duas tecnologias juntas tornaram o atendimento muito mais produtivo e humano, já que a grande parte das IAs possuem uma aprendizagem contínua.

Podemos citar também a realidade aumentada que vem auxiliando estabelecimentos nas suas vendas, desde roupas, objetos de decoração e móveis, por exemplo. Por meio dela, a visualização dos itens se torna muito mais fácil e rápida. Além disso, ela vem auxiliando muito no ensino e trabalho remotos, tornando as experiências mais próximas do real.

Porém, o acesso e a adaptação a estas novas tecnologias só foi possível porque muitas empresas perceberam o seu potencial e conseguiram obter melhores resultados com o seu uso.

Este é um caminho sem volta, cada vez mais os negócios estão buscando novas tecnologias para agregar em seus processos, tornando-os mais eficientes e ágeis. Por isso é tão importante estar atento às novas tendências do mundo digital.

O que esperar para 2022 em termos tecnológicos

Para que você possa estar preparado para estas mudanças, é fundamental ficar atento às tendências tecnológicas. A IBM, gigante do setor de tecnologia, realizou 5 previsões para 2022, com avanços importantes nos campos da inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e medicina. Confira quais são as previsões da IBM a seguir:

  1. Inteligência artificial e saúde mental: Em 2022 usaremos Machine Learning e processamento de linguagem natural para prever e monitorar doenças mentais. Sistemas de AI identificarão sinais reveladores de transtornos mentais a partir da análise do discurso do paciente ou mesmo observando palavras escritas;
  2. Hiperimagem e inteligência artificial nos darão visão de super-herói: Com o auxílio de pequenos dispositivos, seremos capazes de enxergar amplamente, além do domínio da luz visível. Segundo a IBM, poderemos ver microondas, ondas milimétricas e imagens infravermelhas;
  3. Os macroscópios nos ajudarão a entender a complexidade da Terra em detalhes infinitos: Algoritmos e softwares de aprendizagem nos ajudarão a organizar todas as informações do mundo, com o intuito de nos auxiliar na compreensão e na complexidade dos dados coletados por bilhões de dispositivos. Estes sistemas são chamados pela IBM de macroscópios;
  4. ‘Labs on a chip’ servirão como detetives de saúde para rastrear doenças em nanoescala: Quanto mais cedo uma doença é descoberta, maiores as chances de cura segundo os médicos. A tecnologia Lab-on-a-chip pode ser capaz de rastrear pistas invisíveis em nossos fluidos corporais para nos informar se há ou não necessidade de consultarmos um profissional da área médica;
  5. Sensores inteligentes detectarão poluição ambiental à “velocidade da luz”: Em 2022, seremos capazes de detectar poluição ambiental quase que instantaneamente. Sensores inteligentes incorporados no solo ou equipados com drones poderão identificar poluentes em tempo real, sem precisar transferir as amostras de volta para um laboratório.

Como estar preparado para as mudanças

As corporações bem-sucedidas serão aquelas que considerarão a tecnologia como parte intrínseca ao negócio, não mais como algo separado da estratégia de atuação. Portanto, o investimento em TI deixou de ser algo superficial e passa a ser prioritário para qualquer empresa brasileira.

Atualmente, não há mais espaço para testes quando o assunto é tecnologia nas empresas. Com ou sem pandemia, chegou a hora de as organizações buscarem as melhores soluções para retomarem o crescimento.

Nessa caminhada, encontrar o melhor parceiro é fundamental. Nós, da Kyros, temos grandes parcerias com empresas como IBM, SAS, Microsoft, Tech Data, AWS, UiPath, Automation Anywhere, Fapemig, Finep, Sebrae e Alteryx. Isso tem nos ajudado muito a nos mantermos em constante evolução.

E, então, sua empresa já se sente preparada para as transformações tecnológicas?

 

Postado por Kyros Tecnologia em 21 outubro, 2021


Comentários