7988
Por que investir em Inteligência de Mercado é tão importante?

O termo Business Intelligence (BI), ou, em português, Inteligência de Mercado, está em alta nas organizações.

Com a transformação digital, a tecnologia tornou-se uma grande aliada das empresas na hora de pensar no planejamento estratégico e aumentar a produtividade.

Dessa forma, investir em BI e em Advanced Analytics (análises avançadas) proporciona uma vantagem competitiva importante às companhias.

Com dados e informações em tempo real sobre o mercado e seus clientes, as empresas tomam decisões, desenham estratégias e realizam projeções mais assertivas.

Em meio à crise que os negócios enfrentam neste momento, contar com ferramentas e soluções de Inteligência de Mercado é uma excelente forma de alavancar os resultados e aumentar a lucratividade.

Descubra nesse post o que é Business Intelligence, como ela funciona e suas vantagens para as organizações.

O que é Inteligência de Mercado?

Você sabia que empresas que se dedicam regularmente à Inteligência de Mercado possuem uma importante vantagem competitiva?

Isso acontece porque o Business Intelligence consiste em uma estratégia que busca coletar informações e dados, organizá-los e, a partir daí, gerar insights e análises para a construção de um planejamento estratégico.

Entre os temas que podem ser analisados pela Inteligência de Mercado estão os produtos ou serviços oferecidos, os seus concorrentes, o mercado em que o seu negócio está inserido e o desempenho do departamento de marketing e vendas, entre muitos outros pontos.

A vantagem competitiva de investir em BI está na riqueza das informações levantadas e nos insights que são proporcionados a partir dessas análises.

Graças a isso, os gestores e empresários conseguem tomar decisões assertivas para o futuro da organização.

Com a transformação digital e a tecnologia cada vez mais presente no mundo dos negócios, as corporações vêm valorizando esse tipo de estratégia e colhendo os seus benefícios.

Entre as vantagens podemos destacar, além de um planejamento estratégico mais consistente e alinhado com o mercado, o aumento da produtividade dos colaboradores e a maior integração entre as áreas da empresa.

Como a transformação digital impacta nos seus negócios?

A transformação digital e o uso da tecnologia em todos os departamentos de uma empresa impacta o negócio como um todo.

Hoje, é possível integrar os setores da organização, facilitar a troca de informações, realizar conexões e análises mais profundas, desenvolver novas estratégias de marketing e oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes por meio das inovações tecnológicas.

Em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciar-se é fundamental. O Business Intelligence torna-se decisivo nesse cenário e permite às empresas compreender melhor o universo em que estão inseridas.

Isso sem dizer que Inteligência de Mercado pode ajudar a sua empresa a tomar um rumo em meios a tantas mudanças.

A pandemia do coronavírus e todas as transformações que aconteceram em decorrência disso mostraram o papel da tecnologia na nossa sociedade e exigiram uma movimentação grande neste sentido por parte das empresas.

Onde posso captar dados dos meus clientes?

Na hora de coletar informações dos clientes e do mercado, existem diferentes métodos que podem ser utilizados. Confira os principais.

  • Insights – Esse método consiste em analisar e realizar relações entre os dados que você já possui, a fim de encontrar comportamentos semelhantes que permitam conclusões. A partir dessas conclusões, é possível tomar decisões importantes.
  • Inteligência Artificial – Usar a Inteligência Artificial é uma excelente forma de agilizar a coleta e análise de dados. Afinal, cabe a essas ferramentas fazer todas as correlações e entregar os dados finais, com bastante precisão e sem chances de erros humanos.
  • Business Intelligence – Soluções de Business Intelligence utilizam a Inteligência Artificial para realizar análises mais profundas e revelar comportamentos dos clientes e tendências de mercado.

Essas ferramentas podem ser configuradas de acordo com o cenário atual e os objetivos da empresa ou de um departamento específico para entregar informações relevantes em cada momento.

  • Pesquisas de mercado – Realizar pesquisas de mercado é uma excelente forma de coletar dados importantes sobre o público-alvo da organização. Essas pesquisas podem ser feitas pessoalmente ou, para um maior alcance, por meio da tecnologia e da internet.
  • Advanced Analytics – Esse método consiste em usar ferramentas e técnicas mais sofisticadas para chegar a insights e relações mais profundas por meio do cruzamento de informações. Dessa forma, as previsões e as recomendações geradas são mais assertivas.

Entre essas técnicas avançadas podemos citar a análise semântica, análise de gráficos, eventos complexos, correspondência de padrões, mineração de dados, entre outras.

Quais as melhores práticas de coleta?

Para definir a melhor forma de coletar os dados para análise e predições, o primeiro passo é definir a estratégia que será utilizada. As informações podem ser reunidas pelo próprio time de inteligência da empresa.

Porém, dependendo do objetivo e das necessidades específicas da organização, também é possível terceirizar essa prática ou buscar suporte em soluções tecnológicas para se chegar às informações corretas.

Dois passos são fundamentais nesse momento:

1.         Montar uma rede interna para coleta de dados: É muito importante motivar colaboradores-chave para estabelecer uma rede interna de busca de informações informal.

Dessa forma, cria-se o hábito entre as equipes de coletar dados e analisá-los antes de tomar decisões que impactam os resultados da companhia.

2.         Definir ferramentas para armazenamento e recuperação das informações para que esses recursos possam apoiar todo o processo.

Agora que você já sabe o que é Inteligência de Mercado e seus benefícios para as empresas, baixe nosso guia completo para investir em BI.

Com ele, será possível rastrear e analisar quais as soluções mais eficazes para atingir os melhores resultados na sua empresa.

Postado por Kyros Tecnologia em 25 junho, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS