4690

Como cultivar uma cultura de DevOps?

Há algum tempo o conceito de DevOps, que surge como uma mentalidade que visa integrar o time de desenvolvimento de soluções dentro de uma companhia com o time operacional vem ganhando espaço no cenário corporativo e de TI.

Isso porque cada vez mais as empresas têm percebido a importância de investir em integração para que haja maior agilidade, eficiência e atendimento certeiro às demandas que o negócio apresenta.

Não se consegue atingir uma oportunidade a tempo ou desenvolver novos insights e diferenciais competitivos se o alinhamento dos times não existir para que se consiga colocar em prática as ideias e suprir necessidades com eficácia por meio de soluções de tecnologia que respondam de fato a elas.

Além disso, perde-se tempo e dinheiro com a necessidade de se refazer trabalhos ou com atrasos nas entregas de aplicações, implementações de recursos e assim por diante caso os times não estejam integrados.

No entanto, cultivar uma cultura de DevOps, que promova aprendizado contínuo e experimentação isenta de riscos (necessária para o crescimento do conceito na companhia) requer alguns a observância de alguns pontos importantes.

Conhecendo as vantagens, veja como incentivar o desenvolvimento desse conceito em seu espaço:

1 – Treinamento de equipe é importante para a cultura de DevOps

A primeira coisa que precisa ser pensada quando falamos em incentivar uma cultura de DevOps é no treinamento das equipes para que se acostumem com o processo.

Nesse ponto é necessário estimular que exista uma visão de ponta a ponta do sistema e uma visualização integrada do ciclo de vida do desenvolvimento, de modo que seja possível haver feedback sobre o sistema em suas diversas etapas e, com isso, acontecer um modelo de Continuous Integration que permita que melhorias sejam implementadas e funcionalidades testadas a qualquer momento, a fim de adaptar os recursos enquanto ainda estão sendo desenvolvidos.

Desse modo é possível desenvolver um projeto de forma muito mais certeira desde suas primeiras fases.

2- Entendimento a respeito do desenvolvimento ágil

Em seguida, é importante entender como a cultura DevOps é aplicada nas empresas, com vistas ao exercício de conceitos do desenvolvimento ágil (Agile) em projetos.

Isso envolve melhoria contínua (como falado) e constante aprendizado.

Algumas características típicas de ambientes que trabalham com metodologias ágeis, aplicando o DevOps, envolvem a existência de determinados processos automatizados (inclusive a gestão de testes, de extrema importância), controle de versões, entrega contínua (CI) e não apenas disponibilização da solução apenas quando estiver em sua versão final, intervenção ágil no caso de falhas, impedindo que elas avancem a outras etapas da execução, deploys automatizados e utilização de métricas.

Com elas (ou os chamados KPIs), aliás, é possível monitorar e controlar o desempenho das equipes com muito mais facilidade, direcionando ações para que as melhorias necessárias se deem ao longo dos projetos de forma norteada e descobrindo-se o foco de problemas.

3- Utilização de ferramentas compatíveis

No aspecto de vantagens em adotar a cultura do DevOps precisamos chamar a atenção para a utilização de ferramentas compatíveis e a escolha dos melhores recursos junto a um fornecedor de confiança.

No que diz respeito às métricas, existem formas de medir o desempenho em DevOps (leia mais sobre como fazer isso).

Em relação à gestão de testes há ainda alternativas que permitem maior eficiência, como ferramentas automatizadas (veja mais aqui sobre o Kyts) que ajudam a controlar e acompanhar o cenário das fábricas, ajustar configurações e workflows de acordo com a metodologia e promover automação em diversos níveis do procedimento, de modo a torná-lo mais rápido, confiável e fluído.

4- Equipe eficiente neste cenário

Por fim, vale lembrar que DevOps pode ser interpretado como uma nova cultura que influência diretamente a estrutura organizacional e de TI de uma empresa.

Ele pode, com isso, definitivamente ajudá-la a ser mais competitiva.

Por essa razão, torna-se essencial contar com um time eficiente e, se necessário, com um parceiro especializado para prover as melhores e mais modernas ferramentas para garantir a qualidade e a fluidez de processos desde seu início integrando operações e desenvolvimento.

E então, sua empresa já cultiva uma cultura de DevOps satisfatória em seu ambiente? Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para implementar soluções de tecnologia com eficiente em seu cenário? Fale com a Kyros; estamos prontos a ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 4 abril, 2018


Comentários

POSTS RELACIONADOS