Serviços em nuvem têm aumentado sua demanda, trazendo algumas vantagens para as empresas, mas também exigindo atenção! Veja em que ficar de olho!

6692

Como pensar em segurança e serviços em nuvem!

Há algum tempo, serviços em nuvem têm ganhado força nas empresas, por representarem uma forma de se conseguir maior autonomia, flexibilidade, praticidade e até mesmo segurança em uma série de funcionalidades. Por exemplo, utiliza-se hoje em dia serviços em nuvem para armazenar dados com capacidade muito maior do que os antigos data centers focados em maior número e investimento em hardware, ou mesmo os conhecidos HDs físicos, pen drives, entre outros recursos.

Com um data center na nuvem, hoje em dia, e serviços hospedados também em cloud, as empresas encontraram potencial de expandir sua estrutura conforme a necessidade e o tamanho de suas demandas, para acompanhar seu crescimento com maior segurança de poderem adaptar isso sempre ao que precisam.

Do mesmo modo, apps e mesmo alguns softwares que funcionam na nuvem, como softwares de apoio à gestão, de interface com usuários e de atendimento, agregaram produtividade e efetividade a serviços antes muitas vezes nem mesmo disponibilizados.

Além da segurança no quesito não se correr o risco de HDs físicos (ou outros meios como papel e caneta) sofrerem avarias, perdas ou furto, as empresas encontraram na nuvem também redução de custos (melhor custo x benefício) e agilidade, já que é possível, além de customizar serviços sob demanda, consultar e localizar muito mais facilmente alguma informação.

Com isso, hoje trouxemos algumas considerações importantes sobre essa realidade e o que sua empresa precisa entender para acompanhar a evolução do conceito:

Por que pensar em serviços e eficiência na nuvem?

As empresas, acima de tudo nessa questão, pensam em formas de acompanhar a velocidade dos dados e a necessidade de otimizar recursos. Em relação aos arquivos antigos, que demandavam além de espaço um gerenciamento muito mais difícil (organização em fileiras, funcionários para selecionar, organizar e gerenciar), a nuvem trouxe modernidade.

Além do mais, antes da nuvem, não era possível conectar com os usuários como hoje em dia, oferecendo extensões de serviços como e-mail e aplicações úteis (veja também por que desenvolver um app para o seu negócio).

Ou seja, em termos de mercado, as empresas têm investido em nuvem mais por conta de um fator de competitividade, enquanto, em nível interno, preocupam-se em instituir ferramentas que tragam maior eficiência para o orçamento, dia a dia e gestão, com o suporte de tecnologia em cloud.

Equipes mais colaborativas

Outro ponto positivo possibilitado pela nuvem na configuração e processamento de alguns serviços está a maior facilidade para troca de informações e dados e, assim, o compartilhamento de tarefas.

A mobilidade, a possibilidade de utilizar softwares para gerenciar projetos e realizar etapas de negócio (como as comerciais) mesmo com equipes à distância, em tempo real, permitiu maior integração dos times e várias outras possibilidades de arranjos produtivos para o ambiente de negócios.

Os desafios, contudo, envolvem mais ainda a segurança. Nesse caso, além da conscientização dos usuários para proteção de senhas e utilização correta dos recursos, é preciso ter serviços bem arquitetados, e políticas de segurança e governança eficazes, para não colocar os dados em vulnerabilidade.

A ideia de segurança passa, assim, por ter sistemas robustos para gerenciar informações de modo que elas fiquem seguras e possam ser utilizadas da maneira correta, tendo toda a estrutura e suporte que são essenciais para garantir esses quesitos.

Exemplo: CRM é um banco de dados, métodos de pagamento com plataformas online exigem segurança no e-commerce, entre inúmeras outras situações em que sua empresa precisará do apoio de know-how especializado. Muitos desses serviços são orquestrados na nuvem e exigem capacitação sobretudo na implementação.

E então, sua empresa já investe em serviços em nuvem? Precisa de ajuda para começar a implementar novas estratégias? Fale com a Kyros!

Postado por Kyros Tecnologia em 13 fevereiro, 2019


Comentários

Infográfico: Uma visão geral do cenário de ti

POSTS RELACIONADOS