7447
Como um bom processo de TI pode aumentar a colaboração de sua equipe?

Há muito se fala da importância das equipes para as empresas. Uma equipe engajada e com processos de trabalho bem definidos, além de produzir mais, facilita a retenção de talentos, o que é mais viável de saudável para a empresa do que ter que investir o tempo todo em treinamentos para novos colaboradores, devido a frequentes substituições, que implicam em perda de velocidade, produtividade e qualidade do trabalho que ela realiza.

Uma equipe engajada, com processos de trabalho bem definidos e ferramentas adequadas proporcionam um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo, favorecendo o desenvolvimento e continuidade das equipes.

Por isso, hoje vamos tratar de como um bom processo de TI pode contribuir neste sentido. Está curioso para saber? Confira já:

Um bom processo de TI pode contribuir para produtividade

Ser produtivo depende de uma série de fatores. É uma conjugação de elementos e não tem como ser fruto de uma única variável. Em suma, bons resultados de produtividade podem ser obtidos através da aquisição e aplicação eficaz de competências técnicas, de negócio e comportamentais, associadas à utilização de ferramentas adequadas que organizam o trabalho, otimizam o tempo e aumentam a eficiência do processo e satisfação das pessoas no trabalho

Além disso, a organização do trabalho e dos processos contribuem eficazmente para a criatividade e geração de “Insights”, que muitas vezes podem ser bloqueados, principalmente quando as equipes estão muito sobrecarregadas.

O senso de trabalho integrado e em equipe, é algo que a TI pode indiscutivelmente contribuir com inúmeras ferramentas disponíveis, inclusive não só para aumentar a comunicação, mas para ajudar as equipes a ganharem tempo e a serem mais produtivas. Aplicativos, softwares de gerenciamento do trabalho e softwares de gerenciamento de conteúdo são exemplos de ferramentas que contribuem diretamente para uma boa execução e gerenciamento.

Proporcionar um ambiente de TI robusto, com servidores seguros e de performance adequada, bem como desenvolvendo e implementando soluções customizadas e desenhadas para as necessidades e realidades do negócio e da empresa, com um suporte adequado e eficiente proporciona aos gestores e colaboradores confiança, agilidade e qualidade em suas atividades

O mau funcionamento de elementos de TI causam interrupções que podem refletir tanto em prejuízos financeiros, quanto perdas de tempo e produtividade.

Colaboração

Essa talvez seja a palavra da vez quando se define tendências no mundo de trabalho. Afinal as equipes hoje em dia trabalham sob uma mentalidade de colaboração, de estruturas mais horizontalizadas, em que todos os colaboradores cooperam por um resultado e por desenvolvimento mútuo. Com ferramentas de tecnologia isso pode se tornar mais fácil.

É possível, com elas, definir ambientes de trabalho compartilhados, ter bons gerenciadores de trabalho -em forma de software, que permitam a inclusão de tarefas e acompanhamento de status dos serviços e entregar, aumentando e/ou melhorando o SLA -Service Level Agreement – Nível de Serviço Acordado- e contribuindo para que todo o time trabalhe de forma sincronizada, visto que muitas vezes um trabalho depende do outro.

“Empoderamento” das áreas

Com um processo de trabalho e um processo de TI bem estruturados, a empresa se torna muito mais capaz –apta- de identificar demandas de cada setor, para tentar supri-las em forma de soluções, ferramentas, atualizações, implementações ou projetos que poderão facilitar a rotina de trabalho ou a superação de algumas dificuldades.

Imagine o caso de uma equipe de marketing que precisa de uma ferramenta de automação para conseguir estabelecer um fluxo de ações para os clientes. Imagine uma área de atendimento que precise disponibilizar um canal de contato para os consumidores. IA, chatbots e vários outros recursos customizados podem oferecer soluções nesse sentido.

Um programa desenvolvido para a empresa lidar com essas situações, traz possibilidades que passam a fazer a diferença no momento desse contato e do gerenciamento de demandas são originadas nestes processos.

Estrutura e segurança para crescer

Por fim, vale lembrar que equipes não crescem só em tamanho, mas também em capacidade, em agilidade e em inteligência. Para crescer de forma sustentável, é preciso contar com soluções e tecnologias.

Além disso, com ampla capacidade de ferramentas analíticas para dar suporte ao trabalho de todas as esferas, especialmente as de decisão, aumenta-se a estratégia sobre o gerenciamento desses fluxos.

É importante, portanto, trabalhar internamente com as equipes, capacitando-as, preparando-as e dotando-as de processos de trabalho bem definidos ferramentas para trabalhar com base em bons resultados, indicadores e ferramentas que aumentem a colaboração.

Compartilhamento de informações e disponibilização

A distribuição de tarefas e o compartilhamento de informações e projetos que podem ser conduzidos até mesmo remotamente, é uma das possibilidades de um bom processo de TI e ferramentas de tecnologia também. Isso tanto internamente, como abordamos, quanto em colaboração com outras equipes externas ou profissionais que somem a essa força de trabalho.

Pode ser o caso de soluções como o Geojuris, que podem facilitar que esses profissionais -profissionais envolvidos em uma área- sinalizem quando precisam de apoio, encontrando ajuda certa, especializada e mais indicada para agilizar o trabalho.

Ou seja, de modo geral, soluções para eles se comunicarem ou, em alguns casos, para o gestor acompanhar e também gerenciar demandas das equipes em tempo real podem representar um diferencial e tanto para o negócio se fortalecer.

E então, sua empresa já tem um bom processo de TI instituído em seu ambiente, para auxiliar na colaboração e produtividade de sua equipe? Fale com a Kyros! Podemos ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 16 janeiro, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS