5184

Desenvolvimento de software: é melhor terceirizar?

Iremos falar hoje sobre o desenvolvimento de softwares a partir de um escopo e com a necessidade de ter um orçamento definido antecipadamente para a execução do mesmo. Grande parte das empresas vivem essa realidade na condução de seus projetos de Tecnologia da Informação (TI), seja no lançamento de um novo produto, de uma nova oferta ou na melhoria de algum processo de negócio. Esse texto tem o objetivo de explorar como esse processo pode ser acelerado quando orientado para o estabelecimento de parcerias que ajudam a superar os desafios que surgem nessa jornada.

Entendendo o desafio

Quando uma empresa tem um trabalho de desenvolvimento de software para realizar, diversos desafios podem surgir dessa situação. Um deles pode ser o de atingir um bom time-to-market sem perder a qualidade da solução desenvolvida.

Outra situação é ter ou não todo o know-how necessário e disponível internamente para criar essa solução, especialmente quando para esse trabalho é necessário deslocar profissionais que estão envolvidos em atividades diárias que também são importantes para o negócio.

Com isso, o desafio de gerir os esforços e os custos da criação de software dentro da própria empresa aumenta significativamente.

A proposta

A terceirização de projetos de softwares customizados vem como uma boa prática capaz de contribuir na solução dessas situações agregando muito valor ao negócio e a qualidade das soluções desenvolvidas.

Para que você consiga descobrir se é melhor investir nesse caminho para sua empresa, veja a seguir algumas das vantagens que esse modelo traz:

  • Foco no que é estratégico

Conhecer o negócio no qual se atua é fundamental para que as soluções de softwares criadas tenham aderência e realmente se tornem ferramentas capazes de melhorar o desempenho da empresa e gerar boas experiências para os clientes.

Esse desafio se torna menor quando a parte do trabalho que já está definido é conduzida na forma de um projeto terceirizado e conduzido por uma equipe técnica preparada, com soluções de arquitetura que permitam que as soluções sejam seguras e escaláveis ao longo do tempo.

  • Prontidão

Os desafios da área de TI são enormes pois os profissionais ao mesmo tempo devem se manter atualizados no negócio, também necessitam manterem-se antenados nos aspectos das tecnologias que são constantemente são atualizadas ou novas surgem. Manter essa dupla aptidão dos profissionais é um limitador para o crescimento das equipes internas.

Terceirizar a fase de especificação técnica, implementação, testes e implantação no formato de projeto cria uma estrutura onde a equipe técnica se dedica a trabalhar em função do negócio e a validar os entregáveis realizados por parceiros. O que melhora muito a prontidão da área de TI e também os resultados.

Ter um método de trabalho reconhecido pelo mercado como um CMMI, minimiza muito os conflitos e melhoram a percepção de valor em cada entrega.

  • Sazonalidade das demandas

Ocorre com frequência nas empresas um cenário onde a equipe técnica está engajada, alinhada com o negócio e com as questões de tecnologia. Mas por pressão do mercado, por questões de estratégia da empresa para conseguir novos mercados ou desenvolver inovações ocorre um aumento sazonal da demanda e as equipes internas não conseguem dar a resposta em tempo adequado nesse novo cenário de alta demanda.

Manter parceiros estratégicos com conhecimento do seu negócio e dos aspectos de tecnologia tornam a superação desse tipo de cenário muito mais equilibrada e com resultados muito melhores.

  • Qualidade do software

Cumprir as datas acordadas, construir o escopo acordado só tem valor se a qualidade de cada etapa estiver sendo garantida no processo de construção desse software.

Terceirizar com parceiros que tenham experiência em manter a qualidade, que trabalhem com equipes de testes independente, que tenham capacidade de identificar os cenários e executá-los é fundamental para que a experiência final seja positiva e sustente a estratégia de terceirização pelos resultados alcançados.

E então, ficou interessado em conhecer um parceiro que realmente te auxilie nessa jornada de terceirização do desenvolvimento de software em sua empresa?

Fale com a Kyros! Podemos te ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 23 agosto, 2018


Comentários

Infográfico Tipos de Testes de Software

POSTS RELACIONADOS