Na gestão de projetos de software há dois caminhos que podem ser seguidos no desenvolvimento: a metodologia tradicional ou agile. Descubra mais sobre elas!

5346

Gestão de projetos: Metodologia tradicional ou Ágil?

A gestão de projetos consiste na utilização de métodos, técnicas, práticas e habilidades a fim de garantir o planejamento, execução, monitoramento e controle de um projeto. Existem metodologias e padrões que definem estes métodos, técnicas e práticas.

No âmbito da gestão de projetos de TI (como o desenvolvimento de um software) os modelos de gestão de projetos mais comuns são Waterfall (Modelo em Cascada ou Modelo Tradicional, designações mais comuns do modelo) e os modelos ágeis.

Os modelos ágeis estão conquistando cada vez mais espaço nas empresas de TI, mas isto não significa que sejam melhores que o modelo tradicional. A escolha entre um modelo ágil ou modelo tradicional deve ser realizada conforme a natureza e características do projeto. Alguns exemplos são: o escopo do projeto está bem definido ou ainda em aberto? O projeto é de alto risco ou de baixo risco para a empresa?

Ao confiar seu projeto a uma empresa de TI, é preciso que ela tenha maior flexibilidade e conhecimento em metodologias para identificar qual delas melhor se adequa ao projeto.

Por isso, neste post iremos abordar conceitos das metodologias tradicional e ágil e de como a Kyros trabalha com ambas.

Metodologias para a gestão de projetos

Vale lembrar que para escolher qual delas é mais indicada para cada caso, é importante ter em mente alguns aspectos relativos à natureza do projeto:

  • Escopo do projeto: está bem definido ou é necessário/desejado que seja definido de forma gradativa?
  • Entregas: é possível realizar entregas gradativas de valor ao cliente? Este ponto não se refere somente a quebra do projeto em entregas, mas sim em entregas de valor, ou seja, cada ciclo gera uma entrega concreta do projeto e que já poderá ser efetivamente utilizada ou aplicada pelo cliente;
  • Riscos envolvidos: trata-se de projeto de alto, médio ou baixo risco para a empresa?
  • Custos totais: aqui é importante também analisar o budget disponível para o projeto, pois conforme o caminho escolhido a empresa pode ter um investimento maior ou menor.

Metodologia tradicional

A metodologia tradicional, como o próprio nome sugere, se refere ao modelo mais praticado no desenvolvimento de software.

Na Kyros, essa metodologia (CMMI) é aplicada quando o projeto é de alto risco, e se faz necessário ter uma documentação mais detalhada de cada etapa, por exemplo, e um cronograma mais “linear” ou “regular”, em que pode ocorrer a entrega final da solução somente após seguir-se todos os passos previstos no projeto.

Ela tem pontos positivos como maior previsão de testes unitários, garantindo boa qualidade final do software, testes de aceitação do usuário antes de lançá-lo e/ou correção de possíveis falhas antes que reflitam sobre a percepção de desempenho.

Por outro lado, pode levar naturalmente mais tempo e consequentemente a custos mais elevados. Neste modelo a identificação de estouro de budget comumente é tardia, o que pode acarretar prejuízos a empresa e seus clientes.

Metodologia ágil

Quando o escopo do projeto está bem definido e já existe o domínio das tecnologias a serem empregadas no projeto, a opção da Kyros é a utilização de metodologia ágil, permitindo a realização de entregas rápidas e de valor aos clientes.   

Neste caso o projeto é faseado ou quebrado em Sprints, sendo que em cada Sprint se define, planeja, constrói e revisa um conjunto de funcionalidades que são entregues e que já podem ser utilizadas pelos clientes.

Além de entregas rápidas, o método tem ainda como vantagens a possibilidade de priorização, garantindo que as partes mais importantes do projeto serão entregues e redução de problemas relacionados a estouro de budget, visto que se o essencial é entregue primeiro, partes opcionais ou menos importantes podem ser canceladas, evitando-se assim prejuízos.

Otimização da gestão de projetos

Através deste know-how em termos de metodologias e práticas de gestão de projetos, além da constante atualização e aperfeiçoamento, a Kyros otimiza a gestão de seus projetos garantindo a qualidade e excelência em suas entregas.

E então, sua empresa está precisando desenvolver um software e quer encontrar uma empresa que desenvolva suas atividades de forma otimizada? Entre em contato com a Kyros!

Postado por Alessandra Patriarca em 20 setembro, 2018


Comentários

Infográfico Tipos de Testes de Software

POSTS RELACIONADOS