7334
Gestão de tarefas: a importância de ter organização nos processos para maior eficiência e produtividade!

Você já ouviu falar em gestão de tarefas? Sabe o que isso representa e como pode ajudar sua empresa a ter maior eficiência nos processos? Se ainda tiver dúvidas, o post de hoje é para você!

Gestão de tarefas é, em primeiro lugar, um conceito amplo, mas que pressupõe, a princípio, atingir resultados por meio da organização de processos. Caso essa organização não exista, não é possível atingir os objetivos em tempo hábil ou utilizando da melhor forma os recursos disponíveis.

Se esse for o desafio que você enfrenta em sua empresa, fique atento: o problema pode estar na falta desse importante fator. E, para te ajudar a compreender sua importância, trazemos abaixo os benefícios de colocá-la em prática em seu ambiente, por meio de um gerenciador de tarefas! Veja:

Agilidade na execução de projetos

Uma das maiores dificuldades que as empresas podem enfrentar quando têm algum projeto novo para desenvolver é a burocracia ou a demora em realizá-lo, o que pode comprometer até mesmo o time-to-market de alguma solução.

E isso acontece, na maioria das vezes, porque se gasta muito tempo planejando como ele vai ser feito e entendendo de que modo vai começar, por onde iniciar, com quais equipes estarão com cada etapa, como irão se comunicar, como organizar as fases e assim por diante.

Isso pode ser feito por meio de um gerenciador de tarefas, um programa com base em padrões e metodologias de desenvolvimento ao criar softwares e sistemas de computador, que pode auxiliar justamente nas dificuldades enfrentadas, mobilizando profissionais como analistas.

Com a gestão de tarefas bem definida, essa parte é eliminada e toda vez que um projeto novo entra na empresa já é possível colocá-lo em um mesmo fluxo já alinhado de produção, o que otimiza seu rendimento, podendo indicar quais tarefas são mais urgentes para condução do projeto pelas etapas prioritárias, garantindo que nada fique de fora ou fora do prazo.

Melhor definição de processos com base em metodologias

Quando se faz o gerenciamento de tarefas, outro ponto positivo é trabalhar com base em metodologias, que geralmente possuem grau comprovado de eficiência e capacidade de trazer resultados.

Logo, se tem certeza de não trabalhar com etapas “soltas”, mas sempre dentro de uma “lógica” que convergirá para resultados, de acordo com as especificidades e necessidades de cada projeto.

Um exemplo são as metodologias ágeis. Ao fazer a gestão de tarefas, pode-se optar por metodologia tradicional ou ágil, sendo que essa delimitação auxilia a empresa a ser mais certeira na organização dos processos de acordo com o objetivo de cada projeto que quer realizar.

Gestão de projetos permite melhor integração entre as equipes

Por fim, ter uma boa gestão de tarefas implementada em sua empresa evitará não só perda de tempo, definindo bem as etapas a serem seguidas -bastando somente dar um “start” e completá-las uma a uma- como também permitirá melhor integração e comunicação entre as equipes.

Isso evita retrabalhos, permite maior sinergia entre os times e foco no que é estratégico no desenvolvimento para cada área, poupando tempo desnecessário para planejando e definição de questões estritamente “operacionais”.

E então, já pensou em ter um gerenciador de tarefas? Fale com a Kyros ou continue acompanhando nosso blog para ver novidades sobre o assunto e fique por dentro do que pode ser feito para sua empresa ter maior eficiência na gestão de projetos! 

Postado por Kyros Tecnologia em 16 outubro, 2019


Comentários

POSTS RELACIONADOS