Algumas práticas como adoção de uma ferramenta de testes adequada e DevOps influenciam no sucesso do desenvolvimento de soluções! Veja como!

5020

O que a gestão de testes junto ao DevOps proporciona?

Estar antenado às principais tendências do mercado e ao uso de ferramentas e medidas que facilitem a gestão é muito importante para os gestores de TI em geral. Utilizar técnicas e metodologias que ajudem a otimizar e unir esforços para maior eficácia e agilidade em suas áreas também.

Em um mundo corporativo e altamente competitivo em que as empresas têm desafios cada vez maiores em relação à qualidade de suas operações, à rapidez e também à produtividade obtida com seus recursos, no caso em especial os tecnológicos, é essencial compreender essa relevância.

Uma das coisas mais importantes que se tem percebido nesse cenário é, portanto, o valor da integração entre os times responsáveis pelo desenvolvimento de soluções e os profissionais de TI em si, normalmente incumbidos da infraestrutura do setor na organização.

Embora essa seja uma tarefa normalmente árdua, com cada vez mais frequência temos visto surgir conceitos como DevOps, que procura justamente “preencher essa lacuna” entre a equipe de desenvolvimento e a “operacional”, por assim dizer, tendo em vista obter resultados mais precisos e eficientes no desenvolvimento de soluções.

É o caso de quando se vai desenvolver algum software para a organização ou para determinadas áreas do negócio e é necessário haver sincronização para melhor adaptação de tal produto às expectativas, ainda que seja dos chamados “clientes internos” (veja mais inclusive aqui).

Para que você entenda como esses dois fatores se relacionam e o que podem proporcionar juntos às empresas que apostam em ambos, preparamos este post. Confira:

A importância de escolher uma ferramenta de testes que atenda as demandas da empresa

Em primeiro lugar é importante destacar a escolha de uma ferramenta de testes adequada, que seja capaz de tornar muito mais rápida e segura a verificação e a validação do software ou da aplicação que será desenvolvida mediante algum objetivo específico.

Escolher uma forma de testes, como até mesmo a “manual”, que não ofereça todas as vantagens possíveis na hora de conduzir a checagem dos requisitos, funcionalidades, interface e performance do software pode significar atrasos ou mesmo prejuízos na realização do projeto.

Em outras palavras, sem um recurso de gestão de testes eficiente a empresa corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro, já que problemas detectados “tarde demais” (ou seja, em etapas que irão requerer que se refaça e se retome mais de uma fase do desenvolvimento, em função do comprometimento de outras partes da execução ou quando o produto já está nas mãos do cliente, o que causa uma má impressão) ou mesmo não detectados podem ocasionar retrabalho e maiores investimentos em corrigir uma falha que acaba tornando o software mais custoso.

E como a gestão de testes junto a DevOps pode ajudar a empresa?

A partir disso, em seguida, então, vale ressaltar, ainda, a contribuição de técnicas de DevOps para auxiliar na gestão de uma realidade de TI dentro de qualquer empresa que seja.

Isso porque, em geral, DevOps procurará trabalhar pontos importantes de integração entre quem desenvolve e quem opere (que pode ser, muitas vezes, quem demanda, no caso) para atingir maior excelência no esforço proposto (leia aqui o que é preciso para isso).

Operações ágeis, testes consistentes e garantia no lançamento efetivo de produtos, atendendo o time-to-market e os requisitos do projeto “fecham a equação” na busca por maior alinhamento.

Equipes que trabalhem com o conceito de “Agile”, como no caso de DevOps, normalmente empregam diversos níveis de testes para levantar diferentes tipos de informações sobre a qualidade do programa desenvolvido, o que contribui para esclarecer a capacidade de resposta dele às necessidades que os usuários apresentam e também a identificação de melhorias.

Uma ferramenta de testes adequada, nesse contexto, pode permitir que a empresa tenha maior “fluidez” no chamado processo de “continuous integration” e nas fases de desenvolvimento, o que é essencial para que qualquer esforço de cultura ágil ganhe força em seu ambiente.

E então, sua empresa já trabalha com DevOps? Adota algum tipo de ferramenta para gestão de testes a fim de proporcionar maior efetividade? Fale com a Kyros, podemos te ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 20 junho, 2018


Comentários

Infográfico Tipos de Testes de Software

POSTS RELACIONADOS