8004
Automação por chatbots: por que investir em UX e UI?

Oferecer uma melhor experiência ao cliente e aumentar a produtividade das equipes são duas metas de toda empresa. Nesse cenário, a automação de processos por meio de chatbots surge como uma excelente oportunidade.

Ao apostar nessas ferramentas digitais, investir em UX (user experience) e UI (user interface) é fundamental para que os resultados sejam positivos e essa automação torne-se uma verdadeira vantagem competitiva para o negócio.

A Mobile Time realizou um Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019, envolvendo 85 empresas brasileiras que desenvolvem essa ferramenta. A pesquisa revelou que foram desenvolvidos mais de 60 mil bots por essas empresas em 2019, o que representa um aumento de mais de 250% em relação a 2018.

Ainda de acordo com esse estudo, a principal aplicação para os bots hoje é na área de serviço de atendimento ao cliente, o famoso SAC. Depois aparecem os setores de vendas e apoio a backoffice.

Informações do blog Uxeria apontam que cerca de 70% das empresas on-line fracassam devido a problemas relacionados à usabilidade.

Seguindo a mesma linha, a plataforma Think With Google indicou que 53% dos visitantes de um site via mobile abandonam a navegação caso a página demore mais de 3 segundos para carregar.

Esses números reforçam a importância de investir na automação por chatbots e focar na sua usabilidade nos dias de hoje.

Descubra nesse artigo como UX e UI podem ajudar a tornar esse sistema vantajoso e oferecer uma experiência única aos seus clientes.

Por que investir em UX e UI?

  • ·         O que é UX?

User Experience (UX) significa, em português, experiência do usuário. Ou seja, ela consiste em oferecer uma boa experiência em todos os pontos de contato de determinada pessoa com uma marca, empresa, produto ou serviço.

  • ·         O que é UI?

Já User Interface (UI) pode ser traduzido como interface do usuário. Esse termo indica todos os recursos e elementos que são perceptíveis visualmente em uma ferramenta ou plataforma. Esses pontos são determinantes para uma interação positiva da pessoa com o sistema.

  • ·         Como UX e UI se complementam?

O UX está preocupado com a experiência que cada usuário terá com o sistema. Essa pessoa pode ser tanto um cliente quanto um colaborador da sua empresa no caso de uma automação de processos internos.

O UI, por sua vez, é responsável por criar a interface e organizar os elementos de modo a tornar essa experiência o mais positiva possível. Em linhas gerais, cabe ao UI proporcionar um bom UX.

  • ·         Por que eles são tão importantes?

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam encontrar diferenciais para encantar os seus clientes. O UX e o UI são dois grandes aliados nesse momento.

Ao focar suas estratégias na experiência do usuário e, consequentemente, na interface dos seus sistemas, produtos e serviços, as organizações têm mais chances de fidelizar seus consumidores.

Em um momento de tantas incertezas, facilitar a vida dos clientes por meio da automação, como é o caso dos chatbots, oferecendo uma experiência única e integrada são pontos essenciais para manter os consumidores por perto e os resultados da companhia em dia.

Como os chatbots estão ajudando ultimamente?

Com a pandemia do coronavírus e as mudanças ocorridas no universo dos negócios, mais do que nunca é necessário investir em novas tecnologias para manter a produtividade em alta.

Muitas empresas adotaram o sistema home office e essa é uma forte tendência a manter-se depois da pandemia. Nesse cenário, o uso de assistentes virtuais pode ser priorizado pelas organizações.

Como as pessoas não estão no escritório, adotar assistentes virtuais em setores como TI (Tecnologia da Informação) e RH (Recursos Humanos), por exemplo, é uma excelente alternativa para manter a integração entre departamentos. Sem depender da alocação de profissionais para respostas básicas, como histórico de férias do funcionário ou suporte de primeiro nível no uso de uma ferramenta.

A interação entre setores de uma empresa e também entre clientes e negócios está mudando. As organizações precisam entender essas mudanças e adequarem-se a elas.

A Transformação Digital já é uma realidade e a automação de processos por meio dos chatbots faz parte de tudo isso.

Esse é o momento ideal para as empresas investirem em recursos e sistemas inovadores para deixar os seus serviços melhores do que os concorrentes, conquistando assim uma importante vantagem competitiva.

Como UX e UI podem contribuir com os sistemas de chatbots?

A adoção das melhores práticas de UX e UI são essenciais para a experiência dos usuários de um chatbot. Graças a esses dois conceitos é possível às empresas oferecer a interação perfeita entre clientes e assistentes virtuais.

Isso acontece porque a plataforma ou serviço que a pessoa está usando é adaptado para resolver o máximo de problemas possíveis por meio do chatbot.

Ao focar em uma comunicação simples, direta e clara, a empresa proporciona ao cliente uma experiência positiva. É comum que sistemas de automação por meio de chatbots tenham dificuldades para entender o problema ou a dúvida do usuário.

Isso prejudica a interação e pode, inclusive, levar o cliente a desistir da compra, além de passar uma imagem negativa do sistema e, consequentemente, da empresa.

O design é outro ponto que faz toda a diferença na automação por chatbot. Desde o esquema de cores usado até a forma como os itens são apresentados visualmente contam muito para uma experiência positiva.

UX e UI ajudam os responsáveis por essa automação a ter um pensamento disruptivo e inovador, inserindo diferenciais no uso dos chatbots focados no cliente e na facilidade de uso.

Muitas vezes, uma decisão aparentemente simples no momento de configurar o sistema de chatbot é determinante para definir toda a experiência do usuário e sua satisfação ou não ao utilizar esse serviço.

Agora que você já sabe a importância de investir em UX e UI ao pensar em automação por chatbots, agende uma consulta com um dos nossos profissionais para descobrir como automatizar suas tarefas com as ferramentas certas.

Postado por Kyros Tecnologia em 8 julho, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS