Pensar em desenvolver um aplicativo é algo que sempre levanta dúvidas e requer planejamento! Veja o que considerar em termos de custo e tempo!

4664

Desenvolvimento de aplicativos focando em tempo e custos

Desenvolver um aplicativo é uma ação muito importante para promover maior engajamento da empresa com seus públicos de interesse, isso a ajuda para atingir objetivos da organização, especialmente os traçados em estratégias de marketing.

A adesão dos consumidores aos apps para realizar diversos tipos de ações ou interagir com etapas do negócio tem crescido mais e mais, conforme a mobilidade continua ganhando força.

Segundo resultados de um estudo cujo relatório global denomina-se “Mobile Payment Journey”, 78% dos brasileiros entrevistados demonstraram preferência em comprar produtos por meio de aplicativos, denotando o quanto esse tipo de ferramenta tem assumido importante papel nas jornadas do consumidor e relacionamento com os potenciais clientes.

Outra pesquisa, chamada “Consumo por meio de aplicativos” feita pelo SPC Brasil e pela CNDL revelou que mais da metade dos consumidores brasileiros com acesso à internet (59%) já utilizou algum deles para comprar algo, sendo que 27% o faziam cotidianamente.

Com isso o interesse por parte das empresas em desenvolver um aplicativo para manterem-se competitivas torna-se alto.

Mas, afinal, o que levar em consideração para saber o que é custo e quanto tempo se gasta para desenvolver um aplicativo para o seu negócio?

Separamos a seguir uma série de dicas que te ajudarão a analisar esses fatores:

Definição de requisitos de acordo com as demandas do projeto

O primeiro passo é a definição exata da necessidade (requisitos) do aplicativo. Nessa fase a empresa deve elencar aquilo que desejadisponibilizar ao público usuário e de que forma espera entregar utilidades em seu aplicativo.

Isso dará uma visão mais ampla, ao desenvolver um aplicativo, de quais funcionalidades precisam ser colocadas na aplicação.

Bem por isso é muito importante ter um objetivo claro e definido ao criar o aplicativo, para que o desenvolvedor passe o orçamento adequado e entenda as ferramentas certas a serem utilizadas no projeto.

Funções do aplicativo que será lançado

Em seguida, existem algumas funções, a partir dessa definição prévia, que precisam ser debatidas, tais como: design UI / UX, aplicação, interfaces, plataformas (as quais agregarão valor ao app).

O app, logo, deverá passar por etapas como: planejamento, design, integrações com sistemas, desenvolvimento, análises, testes de usabilidade.

A parte de testes, aliás, é muito importante para garantir que a empresa não tenha retrabalhos ou “recall” do app depois, o que pode inclusive gerar mais custos desnecessários, além do problema com a credibilidade (veja também alguns erros que não se deve cometer nessa hora).

Especificidades do orçamento e da tecnologia envolvida

Após analisar e definir as devidas funcionalidades que o app deve ter, o próximo passo é a análise dequanto tempo será preciso para desenvolvê-lo com base nas especificidades da ferramenta.

Diversas metodologias podem ser empregadas nessa fase para agilizar e otimizar o trabalho (veja aqui estratégias para garantir qualidade sem perder o time-to-market), esse ajuste dependerá basicamente das definições da empresa em conjunto com o time que ficará responsável pela criação da ferramenta, de acordo também com as possibilidades da empresa e suas necessidades.

O fator tempo também influência no orçamento.

Ressaltando que nele cabe ao desenvolvedor ser justo e realista, o que é importante para que a empresa tenha expectativas compatíveis com a solução e também real noção do que esperar com ela e em que investir para torná-la ainda melhor.

Custos e ações pós-desenvolvimento

Por fim, cabe lembrar que o aplicativo ainda terá alguns outros custos, como: manutenção, evolução e hospedagem em um servidor, que são naturais e necessários ao processo.

Se você já tiver um app há o custo, portanto, do suporte, pois será necessário acompanhar as fases do consumo por parte de seus usuários e adaptar ou implementar adequações que se fizeram necessárias nesse processo para manter a competitividade da solução.

Por todas essas razões e para que você tenha um trabalho de qualidade e assistência total no desenvolvimento, implementação e acompanhamento de sua ferramenta é extremamente importante contar com a ajuda de uma empresa especializada e deconfiança.

A Kyros tem expertise no mercado para oferecer todo o suporte necessário nesse caminho e domina altas tecnologias para oferecer a seus clientes uma experiência de ponta nesse quesito (veja aqui por que escolher suas soluções quando o assunto é tecnologia!).

Precisando de ajuda com isso? Aproveite para agendar um bate-papo com a Kyros para obter esclarecimentos e orçamento!

Postado por Alessandra Patriarca em 28 março, 2018


Comentários

POSTS RELACIONADOS