4286

CMS: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Você já se perguntou, alguma vez, como é possível tornar mais fácil o gerenciamento de conteúdo de seu negócio? É bem provável que sim, pois hoje em dia praticamente toda empresa precisa disso. Ou seja, além de criar, manter e produzir conteúdo para seu site, é outra preocupação justificável, gerenciar este conteúdo e sua atualização.

Esta necessidade normalmente faz as empresas recorrerem à ajuda de profissionais desenvolvedores. E isto é, quase sempre, crucial, considerando que as páginas e soluções criadas precisam ter qualidade. Sempre incomum que a organização detenha sozinha o know-how necessário para conduzir um projeto destes do começo ao fim.

No entanto, existem meios fáceis de tornar o gerenciamento do conteúdo mais fluído, simples e intuitivo, e ao alcance de seus responsáveis.

Trata-se justamente da prática baseada nos chamados sistemas de gerenciamento de conteúdo (ou CMS – Content Management System).

Curioso para saber mais sobre eles e o que representam?

Veja:

O que é sistema de gerenciamento de conteúdo?

Na verdade, quando falamos de sistema de gerenciamento (CMS) não nos referimos a uma única solução. Mas de uma solução que oferece um conjunto de funções que facilitam a tarefa, e que permite aos próprios donos administrarem seus sites.

Sistemas de CMS podem ser adquiridos in-box e implantados, ou podem ser desenvolvidos especificamente para um cliente.

O que os caracterizam, principalmente, é a capacidade que dá ao leigo em desenvolvimento de sites, a capacidade de criar e editar, ele mesmo, os conteúdos do site, organizando-os como lhe aprouver. Tudo isto sem precisar de conhecimentos especializados, ou quaisquer códigos que seriam difíceis para ele.

Objetivos do CMS

A intenção de desenvolver uma estratégia de gerenciamento de conteúdo é possibilitar facilidade e mais autonomia para o proprietário. Ou seja, simplificar a atualização de conteúdos e sua gestão sem necessitar especificamente de um programador quando um site estiver pronto.

Ter essa flexibilidade permite redução de tempo, mais eficiência, dinamismo e melhor custo x benefício para a empresa. Não requer que o dono do site tenha algum conhecimento de programação.

Recursos ocultos também contribuem. Eles podem ajudar a ter maior eficiência com agilidade de postagem de conteúdo, tempo de resposta do site, otimização automática para dispositivos móveis e melhor posicionamento nos sites de pesquisa (SEO), por exemplo.

Isso permite atualização independente sem perder qualidade no site.

Vantagens do CMS

Com o CMS instalado e configurado o usuário só tem a ganhar. É possível extrair vantagens de diversas integrações e controles.

CMS, apenas como um aplicativo (conjugando funções), ajuda e facilita várias etapas. Desde criação, edição, comentário, arquivamento e publicação como colaboração, relatórios, distribuição de conteúdo do site e trabalho com dados e informações.

Potenciais

Ao optar por operar com CMS (gratuitos e/ou pagos) você terá em geral algumas escolhas: o software licenciado ou de código aberto.

Nesse último, entretanto, o dono do site ainda necessitará, para ter segurança, de contratar suporte contínuo de desenvolvedores ou programadores web experientes. Isso porque, ao contrário do primeiro, não há um fabricante que garanta o produto e forneça suporte formal a ele. Ou seja, embora o software tenha licença livre, em caso de problemas ou de precisar de apoio técnico você precisará contratá-lo a parte, de uma empresa especializada.

Exemplos de CMS

Por fim, podemos afirmar que existem diversos CMS, como Joomla, Drupal, Oracle Webcenter Sites, entre outros (conheça um pouco mais sobre as melhores ferramentas para desenvolvimento de sites aqui).

Normalmente neles, recursos pré-programados se encarregam de entregar ao usuário, após definidos critérios, uma experiência muito mais livre para gerenciar seu conteúdo.

E então, ficou interessado por essa forma mais prática de fazer o gerenciamento de conteúdo de sua empresa?

Quer ter acesso a mais informações sobre CMS? Agende um bate-papo com a Kyros, obtenha nossa ajuda e tire todas as dúvidas!

Postado por Flávio Nogueira em 22 novembro, 2017


Comentários

POSTS RELACIONADOS