Veja por que é importante ter uma ferramenta qualificada e completa para a gestão de testes de software e como ela pode otimizar toda a sua rotina.

3455

Por que é importante ter uma ferramenta para a gestão de testes?

Garantir a qualidade do software é (ou deveria ser) uma séria preocupação de praticamente todas as empresas que desenvolvem esse tipo de produto.

Isso porque, ao ser disponibilizado ao mercado, o software precisa responder a uma série de requisitos de performance, qualidade e tempo para agradar o público-alvo. Caso contrário, ele pode não ter boa aceitação e representar prejuízos em vez de investimento.

Em diversas categorias de sistemas desenvolvidos isso pode ser observado. No ano passado, por exemplo, dados mostraram que o lançamento de aplicativos cresceu 24%, mas que a instalação, em compensação, subiu apenas 6%.

Ou seja, muitas soluções às vezes acabam sendo criadas, mas por baixa qualidade não conseguem aderir ao mercado.

E existem várias razões para que você precise testar o seu software.

Cientes disso, muitas empresas já têm uma cultura de testes de software, mas ainda encontram dificuldades, demora, inconsistências nesse processo ou dúvidas para definir a forma ideal para fazerem isso.

Veja a seguir por que é importante ter uma ferramenta qualificada e completa para gestão de testes de software e como ela pode otimizar toda a rotina e o controle de qualidade:

Controle para gestão da equipe de QA (Quality Assurance)

Companhias que já estejam buscando incluir ferramentas de testes em suas rotinas podem, por exemplo, já ter experimentado conduzir o procedimento por meio do auxílio de controle em planilhas ou ferramentas free no mercado.

Até algum ponto essas medidas podem ajudar, porém contar com uma ferramenta fornecida por um parceiro especializado pode trazer muitos diferenciais à experiência.

Uma ferramenta altamente capacitada de apoio aos testes, por exemplo, pode ajudar sua equipe a ajustar melhor os workflows referentes à execução de um projeto de software. E, assim, conseguir acompanhar com muito mais facilidade todas as etapas e poder intervir em caso de erros que inclusive possam comprometer o restante.

Isso porque ela garante maior controle da qualidade, possibilitando verificar as especificações do projeto com facilidade e realizar a gestão de risco dentro do processo de desenvolvimento do software.

Assim há menores surpresas ao chegar o produto até o cliente final.

Visão otimizada da situação das fábricas, por exemplo, também permite identificar os cenários mais críticos e agir de forma proativa, revertendo possíveis desvios de qualidade, entregando maior controle à equipe responsável pelo acompanhamento sistemático do projeto.

Com isso a empresa ganha otimização de tempo, elevação de produtividade, maior fluidez nas fases e evolução do cenário de testes.

Automatização e segurança

Poder configurar toda a sequência de passos a que o projeto deve obedecer de modo que se automatize uma série de procedimentos de averiguação e monitoramento é algo que traz bastante segurança às equipes.

Isso porque a ferramenta, ao automatizar esse controle, ajuda muito em relação ao uso do Excel, por exemplo, que precisa ser manipulado e alimentado de forma mais manual.

Menor incidência de erros e maior qualidade no software

Torna-se possível evitar então a incidência de erros, falhas humanas ou esquecimentos que possam permitir que algo inadequado passe despercebido no projeto em questão.

Dessa forma, a segurança de entregar um software sem erros para os clientes finais se torna muito maior, aumentando a credibilidade.

Isso sem contar que uma ferramenta de gestão de testes mais abrangente pode se diferir de plataformas de uso livre em diversos outros aspectos, como permitir interoperabilidade (API de serviços), vínculo de ocorrência a caso de testes e ser multiplataforma.

Maior controle e facilidades para o gestor

Além disso, uma ferramenta especializada para a gestão de teste oferece a possibilidade de o gestor extrair relatórios gerenciais que apoiam sua tomada de decisões em relação ao projeto com base em dados muito mais certeiros do que está dando errado e pode ser melhorado ou a respeito do que vale ser potencializado na gestão, para o trabalho de desenvolvimento ter resultados máximos.

As funcionalidades desse tipo de solução podem também permitir que, com o controle de evidências e apoio de gráficos de como estão os projetos, fique mais prática a visualização de indicadores que ajudam a entender onde tem maior erro, auxiliando a gestão com maior confiabilidade.

Outra grande vantagem é a facilidade agregada a ele pela possibilidade de haver uma experiência totalmente mobile, se necessário. 

Com ela, o responsável por determinado projeto pode ser notificado via seu dispositivo móvel, em tempo real, a respeito de informações relevantes sobre o processo ou sobre o andamento dos trabalhos, tendo não só mais controle como também uma visão mais integrada de tudo o que acontece com ele e possibilidade de intervenção muito maior.

E então, está procurando uma ferramenta para gestão de testes que consiga elevar essa experiência em sua empresa? Conheça mais sobre o Kyts, a solução ideal da Kyros para facilitar a gestão de testes!

Postado por Kyros Tecnologia em 20 julho, 2017


Comentários

Infográfico Tipos de Testes de Software

POSTS RELACIONADOS