8271
Teste manual ou automação: Qual devo escolher?

Todas as etapas do ciclo de vida de um software precisam ser seguidas rigorosamente, para que possam ser produzidas aplicações seguras e com alto nível de qualidade.

Os testes de softwares fazem parte de uma etapa imprescindível dentro desse cronograma. É onde os desenvolvedores fazem um “check-up” completo na aplicação em busca de eventuais erros.

Existem diferentes modalidades para a realização dos testes de softwares, o teste manual e o automático. Decidir qual é o adequado pode ser um pouco confuso e é por isso que a Kyros traz para você, a orientação definitiva para eliminar todas as dúvidas!

O que são os testes

Antes de mais nada é importante salientar os principais fundamentos que definem esses dois conceitos de testes.

O teste manual é aquele realizado por desenvolvedores, que seguindo uma série de regras, exploram todas as possibilidades de uso para identificar bugs.

Já na automação de testes, o processo é realizado de forma totalmente automatizada, com a ajuda de um software terceiro, que faz uma varredura muito mais rápida do que o tempo médio utilizado do teste manual.

Para se aprofundar mais nos tipos de testes existentes, você pode baixar o infográfico exclusivo da Kyros e aprender mais sobre o tema! É muito importante que você faça o download, para entender a fundo o tema!

Se você considera já ter escolhido o modelo de teste adequado, tenha em mente que nem sempre o modelo que parece ser o ideal, de fato é o melhor para o seu projeto. Entenda como você pode realizar essa escolha com total clareza!

Entendendo os testes de software

Não existe uma definição exata para dizer qual deles é o melhor, o importante na verdade, é descobrir qual deles mais se encaixa dentro da sua necessidade.

Existe um grande consenso dentro do mercado de TI, que aborda a utilização de testes manuais em cenários que exigem:

  • Testes exploratórios: Se o software já está funcionando adequadamente e a equipe está em busca de melhorias, então o teste manual é o mais indicado, pois a máquina não terá a mesma percepção humana nesse fim específico;
  • Testes de usabilidade: Para determinar a praticidade na utilização do software recomenda-se o teste manual, afinal, o teste automatizado checaria a eficácia, o que difere da praticidade;
  • Testes Ad-Hoc: São testes exploratórios que acontecem de forma aleatória. O teste automatizado demandaria uma preparação mais minuciosa.

Agora, o teste automático é sem dúvidas a melhor escolha para os cenários em que a necessidade gira em torno de:

  • Testes de regressão: Novas estruturas foram desenvolvidas? Com o teste automático torna-se possível fazer uma rápida varredura em busca de linhas de programação conflitantes;
  • Testes de carga: É muito mais prático utilizar a automação para elevar o software a um nível de estresse e testar o seu potencial de uso;
  • Testes de performance: Esse tipo de teste pode ser realizado de uma forma bastante rápida, para mensurar o nível de estabilidade e velocidade do programa.

Resumindo, todos os testes são importantes e há inclusive, um consenso entre os praticantes, de que a utilização de ambos é viável, tornando o processo híbrido.

A automação é imprescindível para tornar as etapas muito mais ágeis e eficazes, porém, onde há a demanda de níveis “humanizados” de percepção, o teste manual pode ser utilizado.

A tendência é que esse processo seja substituído pela IA (Inteligência Artificial), mas ainda não há uma inteligência que chegue a esse ponto.

Os maiores benefícios da automação

Já deu para observar que o teste automático é fundamental para o software, mas quais são os benefícios da prática que vão além do ganho de agilidade no processo de testagem?

Ao utilizar o teste automático a equipe desenvolvedora e a empresa vão contar com grandes benefícios práticos, entre os quais pode-se destacar:

  • Redução de erros: Onde há a atuação da tecnologia de automação, não há espaço para erros humanos;

Mão de obra otimizada: A equipe de desenvolvedores poderá atuar em mais frentes de forma simultânea, o que diminuirá o tempo do projeto como um todo;

  • Número maior de testes em um menor tempo: A principal consequência desse método, é poder testar mais e em tempo bastante reduzido. 

Os testes automatizados estão crescendo no mercado, isso demonstra o quão importante eles estão sendo para aqueles que já o utilizam, não apenas pelo seu potencial ágil, mas no contexto do custo-benefício como um todo.

A importância do teste de software

O processo de testagem do software é de grande importância, pois é somente nessa etapa que serão respondidas questões acerca da eficácia do projeto.

Independente do tipo de teste a ser realizado, é crucial que a equipe técnica tenha em mente que as seguintes questões precisam ser resolvidas durante o processo:

1 – O programa irá atender a expectativa do cliente?

A satisfação do cliente é o que realmente importa, portanto, essa é a pergunta número 1 que deve ser respondida no processo de testagem.

2 – Algum bug foi encontrado?

Erros são não apenas possíveis, como esperados. É na etapa da testagem que encontram-se os bugs, para que possam na sequência serem solucionados.

3 – O sistema está estável e livre de falhas?

O programa está funcionando de forma perene? A utilização segue estável em todos os tipos de cenário? É importante checar o software em todos os tipos possíveis de utilização.

4 – O design do programa está 100% adequado?

O design da aplicação precisa estar totalmente modelado para que o usuário possa ter sempre a melhor experiência possível.

Foco na qualidade

Agora que você já entendeu qual é a importância dos testes durante o processo de produção de um software, então sem dúvidas já sabe o quão necessário ele é.

É natural que você esteja se perguntando sobre qual é a ferramenta ideal para a sua empresa, não é verdade?

É por isso que a Kyros apresenta o Kyts, a ferramenta voltada para a testagem de softwares que é 100% voltada para garantir o mais alto índice de qualidade de seu projeto!

Contar com uma ferramenta como o Kyts, é garantir que a sua empresa poderá contar com os mais avançados processos de testagem, o que garantirá aos seus clientes, projetos com um alto nível de sucesso! Não perca tempo! Tenha acesso exclusivo a plataforma para testes do Kyts e vivencie na prática a solução que irá potencializar o seu negócio.

Postado por Kyros Tecnologia em 27 maio, 2021


Comentários