8009
Como a Internet das Coisas transforma a sociedade?

A Transformação Digital e os seus impactos em diversos setores da vida das pessoas já são uma realidade. A tecnologia causou profundas mudanças na forma como os indivíduos se relacionam e no modo como eles consomem produtos e serviços.

Termos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Machine Learning não são mais restritos aos filmes futuristas e de ficção científica. Essas ferramentas estão presentes em diversas esferas do dia a dia, muitas vezes de forma imperceptível.

Descubra nesse artigo o que é a Internet das Coisas e como ela tem possibilitado uma maior integração, sincronização e automação de muitos aspectos da sociedade.

Da educação à iluminação de espaços públicos, diversas áreas podem aproveitar os benefícios dessa transformação digital.

O que é Internet das Coisas?

IoT (Internet of Things), ou, em português, Internet das Coisas consiste em uma grande rede de dispositivos que estão conectados à Internet e, dessa forma, podem oferecer recursos diferenciados e uma série de benefícios.

A ideia central da Internet das Coisas é aproximar cada vez mais o mundo físico do digital. Isso acontece por meio de dispositivos que se comunicam entre si e possibilitam novos usos e comodidades.

O termo surgiu em uma apresentação de Kevin Ashton, pesquisador britânico, que utilizou-o para nomear uma apresentação realizada em 1999 na Procter & Gamble (P&G).

Ao pensar na migração do mundo off-line para o on-line, os dispositivos mais comuns que vem à mente são os telefones celulares e as televisões.

Porém, quando falamos de IoT (Internet of Things), o foco é ir além e incluir nessa lista outros itens, como fogão, carro, geladeira, sistemas de iluminação, entre muitos outros.

A primeira geração de produtos usando essa tecnologia que foram direcionados ao consumidor final foram os chamados dispositivos vestíveis, ou, em inglês, wearables. Como exemplos aparecem os smartwatches e as pulseiras inteligentes.

Ao conectarem-se à rede mundial de computadores, esses aparelhos podem oferecer uma série de recursos extras que facilitam o dia a dia dos seus usuários. O resultado dessa transformação digital é um mundo mais responsivo e inteligente.

Nesse cenário, desde uma geladeira até um carro podem conversar com sistemas e softwares integrados para fornecer mais interação, sincronização, automação, integração, praticidade, conforto e produtividade aos usuários.

Como a Internet das Coisas pode impactar a nossa vida?

As chamadas Smart Cities, ou cidades inteligentes, são um ótimo exemplo de como a Internet das Coisas pode facilitar a vida das pessoas ao agregar uma série de vantagens.

Por meio da conectividade e das informações geradas a partir dela é possível oferecer uma iluminação inteligente dos espaços públicos, o monitoramento da poluição, a automação de estacionamentos, a gestão de resíduos mais assertiva e uma maior eficiência da mobilidade urbana.

Na agricultura, por exemplo, os produtores rurais podem comprar sensores que consegue identificar a umidade do ar e a temperatura para ativar automaticamente os sistemas de irrigação sempre que necessário, sem a necessidade de interferência humana.

Isso traz mais sustentabilidade e economia às lavouras.

Os eletrodomésticos também passam a oferecer novas funcionalidades graças à Internet das Coisas.

Hoje em dia, já existem geladeiras que avisam quando determinado produto está acabando ou enviam fotos por smartphone do seu interior para que a pessoa saiba o que está em falta enquanto faz suas compras.

Na educação, a IoT facilita a coleta de dados e informações sobre o desempenho dos estudantes. Isso permite trabalhar com mais assertividade os pontos fortes e fracos de cada aluno.

Outro exemplo de como a IoT pode impactar o nosso dia a dia e trazer benefícios são os dispositivos vestíveis (wearables).

Calçados, roupas e até pulseiras integrados ao celular ou ao relógio auxiliam a medir a temperatura corporal, a qualidade do sono e a quantidade de quilômetros percorridos em uma atividade física. Essas informações também podem ser compartilhadas com outras pessoas.

No marketing, a Internet das Coisas também está trazendo grandes avanços e possibilidades.

A partir dos dados proporcionados por objetos utilizados pelos clientes é possível ter insights em tempo real para alterações em campanhas e desenvolvimento de novos produtos.

Dessa forma, os investimentos de marketing tornam-se mais assertivos e reduz-se o gasto em ações que não trazem resultados satisfatórios.

Por que pensar sobre IoT (Internet of Things)?

De acordo com uma previsão da IDC, até 2025, existirão mais de 41 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas no mundo.

de acordo com a Gartner, o setor de automação na construção, como os sistemas de iluminação conectados, será o que terá crescimento mais rápido no uso da IoT.

Em seguida aparecem os setores automotivo, com os carros conectados, e o de cuidados com a saúde, com os aparelhos para monitoramento de doenças crônicas.

Por mais que para muitos a Internet das Coisas ainda pareça uma realidade distante, as coisas estão evoluindo rapidamente e a Internet está cada vez mais presente.

Na correria do dia a dia, muitas vezes, esquecemos coisas em casa, como a luz acesa ou uma porta aberta. Não seria mais fácil se fosse possível resolver esse tipo de situação em apenas um clique por meio de um aplicativo de celular?

Ou já imaginou chegar à casa e encontrar a banheira cheia e sua música favorita tocando? Tudo isso e muito mais já é possível graças à IoT.

Por isso é tão importante conhecer as suas aplicações e os recursos disponíveis. Essa conectividade e praticidade proporcionadas pela Internet das Coisas já são realidade e a tendência é que estejam cada vez mais presentes no dia a dia de todos.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Somos uma empresa conceituada no mercado de TI (Tecnologia da Informação) com mais de 13 anos de história.

Postado por Kyros Tecnologia em 15 julho, 2020


Comentários

POSTS RELACIONADOS