7364
Dicas para automatizar processos

Automação é uma realidade que vem fazendo parte de vários processos dentro das empresas, como forma de agregar agilidade, eficiência e qualidade a alguns serviços e tarefas. Além de reduzir custos e aumentar a produtividade, pode auxiliar alguns profissionais na otimização de seus departamentos.

Porém, apesar de alguns benefícios reconhecidos, é preciso planejar e executar a automação de forma estruturada, para garantir sucesso e bom investimento. Investir em áreas que não necessariamente demandem isso pode reduzir as chances de a empresa obter resultados efetivos com a medida.

Logo, saber onde empregar a automação é estratégico. Portanto, se você precisa de dicas para saber como automatizar processos em sua empresa, este post é para você!

Identifique processos

O passo inicial é identificar quais processos valeriam a pena ser otimizados e podem passar por essa mudança. Em que etapas eles cabem. Mas para isso é importante ressaltar que primeiro você precisa conhecer bem o fluxo e os processos que acontecem em sua empresa.

O ideal é que a automação atue nas áreas operacionais, que demandam tempo para realização de processos de praxe, repetitivos, mecânicos, que podem ser agilizados por robôs, e aqui vale lembrar que não estamos falando precisamente de robôs mecânicos, mas de softwares programados para executar tarefas administrativas, automaticamente – veja mais sobre RPA e entenda mais aqui.

Isso pode agilizar grandemente a rotina de seus setores, tirar a sobrecarga de equipes e também diminuir o índice de erros, atrasos ou eventuais esquecimentos de tarefas e prazos importantes, em decorrência da correria do dia a dia de trabalho.

Monitore com atenção

Outro ponto importante é monitorar, após implementado, os processos de automação para ver se estão dando resultados, se precisam de ajustes, se as equipes estão treinadas, acostumadas com a nova solução e entendendo-a como elemento ajudador nos processos.

Fazer a adaptação, a migração e instruir os funcionários a respeito dessa nova rotina, da operação, e de como reportar problemas ou ajustes, é essencial para garantir o sucesso do investimento.

Invista em um software completo

Em seguida, é importante pensar em uma solução de qualidade, que, na medida do possível, seja desenvolvida de acordo com o que sua empresa precisa, sob medida.

Para isso, vale a pena contar com uma consultoria especializada, que tenha know-how para compreender e te ajudar a identificar processos e soluções nesse âmbito, propondo a implantação de uma ferramenta de RPA totalmente ajustada às necessidades de sua empresa.


Cada negócio tem sua realidade e por isso o que funciona bem para um pode não ser o ideal para outro. Quanto mais customizada e completa for a solução, maior controle sua empresa terá dos processos e, consequentemente, melhores resultados com eles.

Esteja atento a seus clientes

Chegando ao fim do post, não poderíamos deixar de alertar: se você pensa que dentre as principais dicas para automatizar processos estão apenas aquelas ligadas ao olhar interno para seu negócio, está equivocado!

Ao automatizar processos, as empresas precisam estar atentas também a seus clientes, ao que eles esperam e precisam e o que faria diferença em seus produtos, serviços ou atendimento, de modo a entender, mais uma vez, em quais pontos a automação poderia ser mais útil para refletir melhorias para eles, que, no fim das contas, são seu público final!

De acordo com as necessidades apresentadas pelos clientes, você poderá planejar melhor seu investimento para melhor satisfazê-los. Exemplo: uma ferramenta de geração de boletos automática poderia ajudá-los, uma nova plataforma on-line de pagamentos, um app que o ajudasse com rotinas burocráticas referente à contratação e utilização de um produto no mobile e assim por diante.

Lembre-se: muitas podem ser as possibilidades de aplicação. Veja mais sobre potenciais exemplos de negócio que podem utilizar RPA para serem mais assertivos.

Prepare-se para mudanças

Por fim, nunca deixe de sondar o mercado e entender o que sua empresa precisa e pode melhor trabalhar para surpreender positivamente em seus resultados.

Automação é um tipo de tecnologia que, assim como a área toda, é dinâmica e pode apresentar várias tendências ao longo do tempo. Estar sempre antenado com as novidades e também de olho nas novas necessidades de sua empresa e negócio é essencial para ajudar a escolher o melhor para ela!

Fique ligado, invista em atualização e tenha uma empresa especializada para lhe dar suporte! E então, ficou interessado em automatizar processos? Fale com a Kyros; podemos te ajudar!

Postado por Kyros Tecnologia em 20 novembro, 2019


Comentários

POSTS RELACIONADOS