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Tecnologia no varejo: veja dicas para impulsionar suas vendas

Com a crescente procura por e-commerce, que mesmo em épocas de crise continua apresentando bons resultados e se consolidando como tendência que veio para ficar, é natural que as empresas estejam preocupadas em aprimorar seus processos e ganhar vantagem competitiva nesse cenário.

A tecnologia para atacadistas, na gestão de estoque e na logística, por meio de softwares de gestão, já ganhou espaço em muitas empresas. Mas e no varejo, como isso funciona? Veja a seguir:

Carrinhos de compra mais atrativos e RA

A tecnologia no varejo pode se apresentar de diversas formas: muitas empresas têm investido em melhor navegabilidade, carrinhos de compra mais atrativos, tour virtual, canais de interação on-line.

Disponibilização de tutoriais que ajudem seu cliente a ter um “autoatendimento” no momento de contato com seu site, por exemplo, se a compra for on-line ou ainda na assistência após adquirir o produto podem fazer a diferença na percepção que ele tem e no quanto indica para outros clientes, além de o Cross Channel ser uma excelente opção para tornar ainda mais flexível esse potencial de atendimento da empresa às diferentes necessidades, expectativas e momentos dos consumidores.

Desenvolvimento de produtos customizados para atender a demanda do seu comércio

Se você tem um comércio, de variados segmentos, pode usufruir da tecnologia para implementar algum tipo de inovação na maneira de atender e organizar o serviço oferecido. O produto Sua Comanda, da Kyros, por exemplo,  funciona sob a mesma lógica, embora nesse caso ele seja voltado a restaurantes e não a varejistas em si.

Porém, do mesmo modo é possível discutir um projeto em que a tecnologia possa atuar de forma inovadora como solução na oferta do serviço e ver como um aplicativo ou tecnologia poderia ajudar seu varejo no desafio de gerenciamento do dia a dia de demandas, entregando maior poder às áreas responsáveis por atendê-las e coordená-las e também mais praticidade aos seus clientes no momento que entrarem em contato com seu ponto de venda ou fizerem uma compra pela internet.

Pela web, aliás, os recursos são vastos. É possível trabalhar com bots, com personalização web de conteúdo ou com inteligência artificial para agilizar o contato, com base no que o cliente deseja e concorda manifestar, para entender o que ele quer e oferecer ajuda mais pronta. Conexão direta com o botão de WhatsApp, para clientes que queiram atendimento mais imediato, é outro forte.

Tecnologia para ajudar no controle de metas

Para além da experiência direta do consumidor com os pontos de venda ou com as páginas de e-commerce, a tecnologia pode ajudar as empresas no background da operação.

Quando não presente em forma de recursos agregados aos portais e sites, ou às lojas, ela pode estar presente em softwares de gestão ou BI, que auxiliem os gestores na visualização e acompanhamento dos KPIs das equipes e no treinamento e capacitação delas para escalar as vendas e ter maiores resultados no mercado.

Com softwares de gestão ou BI é possível instituir, acompanhar e controlar processos referentes a metas, projetando o crescimento da empresa de forma muito mais planejada e podendo monitorar o desempenho ou promover ajustes para que isso aconteça de forma sustentável.

Melhor controle do estoque e vendas mais assertivas


Nesse quesito também, por fim, cabe resgatar que cada vez mais a tecnologia passa a fazer parte do cenário do varejo, com o e-commerce, e não somente das empresas B2B, dos grandes estoques e da logística, que sempre tiveram desafios de gerenciar as grandes demandas no âmbito de seus processos de negociação e distribuição.

Desse modo, não se corre o risco de vender produto fora de linha, em falta no estoque ou repetido e há um controle em tempo real e efetivo do estoque, facilitando de modo muito significativo um trabalho que antes só seria feito manualmente, reduzindo chances de erro e aumentando a agilidade.

E aí, sua empresa trabalha com o varejo e precisa acompanhar sempre de perto o que acontece nesse mercado para entender as tendências de atendimento e a preferência dos consumidores? Então aproveite para saber mais sobre como oferecer qualidade em sites e portais na era do consumidor!

Postado por Kyros Tecnologia em 12 fevereiro, 2020

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