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Veja o poder da tecnologia para enfrentar a crise do Covid-19

A transformação digital vinha transformando o mindset das empresas, mas a crise do Covid-19 atropelou toda a economia global.

Um dos segmentos da tecnologia que mais se destacaram foi o de produtos e serviços gerenciados de suporte de TI que adotaram o home office em milhares de empresas.

Ou seja, se a maioria das empresas teve de repensar seus modelos de negócios, não seria diferente para aquelas que atuam com ferramentas digitais.

Por conta disso, todas as projeções de crescimento de investimentos em TIC em 2020 tiveram de ser revistas. A previsão inicial da IDC para o mercado de TIC na América Latina em 2020, que antes da COVID-19 era de crescimento de mais de 7% em relação a 2019, agora é de baixa de 4% ou mais. Além disso, a redução somente no setor de TI pode alcançar mais de US$ 15 bilhões em 2020.

O mercado de TI deve cair 3,7% na América Latina e 1% no mercado brasileiro, segundo a IDC Brasil. Mesmo com a crise do Covid-19, a América Latina é a região mais otimista em relação aos outros continentes.

Vantagens que a área de tecnologia oferece

Nos últimos meses, o mundo tem vivido uma verdadeira revolução nas relações das pessoas com a tecnologia e como ela integra-se à nossa rotina.

As mudanças causadas pela crise da pandemia aceleraram a cultura digital do cidadão e do consumidor, assim como os processos digitais dentro das organizações. Algo que levaria anos para acontecer, ocorreu em 5 meses.

Outra tendência antiga, mas que vinha avançando com lentidão, é o trabalho de qualquer lugar (anywhere office). De uma hora para outra, as empresas buscaram adaptar-se a uma nova realidade, em que todos estão trabalhando de suas casas. E com a mesma eficiência, produtividade e colaboração que antes por meio de ferramentas digitais.

A sincronização entre contas em qualquer dispositivo ajuda a solucionar qualquer problema. Implementar automação nos processos pode oferecer agilidade, eficiência e qualidade a muitas atividades.

Além disso, vai reduzir custos e aumentar a produtividade, auxiliando os profissionais na otimização de seus departamentos.

1. A automação nas áreas operacionais, que demandam tempo para realização de processos de praxe, repetitivos e mecânicos, pode ser agilizada por robôs. Ou mais precisamente por softwares programados para executar tarefas administrativas.

2. Computação móvel é um termo que se refere a uma variedade de dispositivos que permitem que as pessoas acessem dados e informações de onde quer que estejam. A computação móvel transporta dados, voz e vídeo pela rede por meio de dispositivos móveis.

Estes dispositivos podem ser conectados a uma rede local (LAN) ou podem tirar proveito da tecnologia Wi-Fi ou sem fio, conectando-se por uma rede local sem fio (WLAN). Os serviços de telefonia móvel também fornecem computação móvel em seus planos de serviço.

Existem muitos benefícios para a computação móvel, incluindo a capacidade de obter instruções, divertir-se quando entediado, fazer negócios e muito mais.

3. A nova era do consumidor digital -Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra não é mais linear.

São inúmeros canais, fatores e variáveis que influenciam a jornada de compra do cliente, que procura obter uma série de informações decisivas sobre um produto muito antes de entrar em contato com a loja.

A era digital mudou o comportamento do consumidor mas será que a sua empresa está usando essas mudanças a seu favor?

Clientes potenciais chegam às empresas em busca de conteúdo relevante. Se por um lado eles modificam esse espaço com seus comportamentos de usuário ao mesmo tempo que consomem conteúdo, as empresas também tornaram-se consumidoras de informação e não só geradoras.

Isto traz um desafio muito maior nessa dinâmica tecnológica que se desenrola e na interação com o cliente on-line.

Outra mudança de hábito fundamental que tem ocorrido é na relação do consumidor com o varejo. A pandemia levou uma legião de consumidores a buscar alternativas no e-commerce.

Uma pesquisa da NZN Intelligence de março aponta que 71% dos brasileiros buscavam aumentar o volume de compras on-line após o início da pandemia.

4. A tecnologia facilita a comunicação – As tecnologias estão alterando a forma de comunicação das pessoas. Com a acessibilidade da internet e dos aparelhos móveis, como celular no bolso ou tablet na mochila, a comunicação circula em velocidade impressionante.

A verdade é que, em termos de evolução tecnológica e comunicação, o futuro já começou. As novas tecnologias da comunicação estão reinventando o jeito de nos comunicarmos, elevando-nos gradativamente a um nível de conectividade humana nunca vivenciado.

Todos devem utilizar as novas formas de comunicação para estabelecer vínculos com seu público, favorecendo o diálogo e, consequentemente, bons resultados nos negócios e, principalmente, boas relações.

Principais tendências de tecnologia de dados e análises para a pós-pandemia

O Gartner identificou as principais tendências da tecnologia de dados e análises (D&A) para 2020, que podem ajudar os profissionais do setor a navegar na resposta e recuperação do Covid-19 e preparar-se para uma redefinição pós-pandêmica. Veja algumas delas:

Tendência 1: IA mais inteligente, rápida e responsável

Até 2024, 75% das organizações passarão do teste piloto para a inteligência artificial operacional (IA), levando a um aumento de 5 vezes nas infraestruturas de dados e análises de streaming.

No contexto atual da pandemia, técnicas de IA como aprendizado de máquina (ML), otimização e processamento de linguagem natural (PNL) estão fornecendo insights e previsões vitais sobre a propagação do vírus, a eficácia e o impacto de contramedidas.

Tendência 2: Inteligência de Decisão

Até 2023, mais de 33% das grandes organizações contarão com analistas praticando inteligência de decisão, incluindo modelagem de decisão. Esse tipo de inteligência reúne várias disciplinas, como gerenciamento e suporte a decisões.

Tendência 3: X Analytics

O Gartner cunhou o termo “X analytics” como um termo abrangente, em que X é a variável de dados para diferentes conteúdos estruturados e não-estruturados, como análise de texto, vídeo e áudio.

Durante a pandemia do COVID-19, a IA tem sido fundamental para pesquisar milhares de documentos, fontes de notícias, publicações nas mídias sociais e dados de ensaios clínicos.

Tudo isso para ajudar especialistas em saúde pública e médica a prever a disseminação de doenças, planejar capacidade, encontrar novos tratamentos e identificar vulnerabilidades.

Tendência 4: Gerenciamento de dados aumentado

O gerenciamento de dados aumentado usa técnicas de Machine Learning e IA para otimizar e melhorar as operações. Ele também converte os metadados do uso em auditoria, linhagem e relatórios para alimentar sistemas dinâmicos.

Os produtos de gerenciamento de dados aumentados poderão examinar grandes amostras de dados operacionais, incluindo consultas reais e dados de desempenho.

Tendência 5: A nuvem é um dado

Até 2022, os serviços de nuvem pública serão essenciais para 90% da inovação de dados e análises.

À medida que os dados e as análises passam para a nuvem, os líderes desses setores ainda lutam para alinhar os serviços certos aos casos de uso corretos, o que leva a um aumento desnecessário da governança.

Tendência 6: Blockchain em dados e análises

As tecnologias Blockchain abordam dois desafios em dados e análises. Primeiro, a blockchain fornece toda a linhagem de ativos e transações. Segundo, oferece transparência para redes complexas de participantes.

Fora dos casos limitados de uso de bitcoin e contrato inteligente, os sistemas de gerenciamento de banco de dados contábeis (DBMSs) fornecerão uma opção mais atraente para auditoria de fontes de dados em uma única empresa.

O investimento em inovação e tecnologia deve ser algo contínuo. O segredo do sucesso são suas tentativas e sua persistência para que o negócio tenha bons resultados e você possa aproveitar os benefícios que a tecnologia pode trazer.

Então, está preparado para as transformações tecnológicas que ganharam espaço na era do Covid-19? Está na hora de investir em tecnologia na sua empresa para garantir o seu futuro. Venha conversar com nossa equipe.

Postado por Kyros Tecnologia em 30 julho, 2020

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